PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 17C   Max: 25C
Ipatinga
Min: 16C   Max: 26C
Santana do Paraíso
Min: 16C   Max: 24C
Timóteo
Min: 16C   Max: 25C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
03/03/2012 - 00:00

Depois de 28 anos, rapaz encontra mãe


Marceneiro que foi adotado com sete meses fará aniversário no próximo dia 8 e ganhou presente antecipado. Internet ajudou a reunir a família.


FOTO: LAIRTO MARTINS

DONA ENILSA dos Santos recebeu um abraço apertado do filho logo que desceu do trem
IPATINGA – Na próxima quinta-feira (8), Luciano Coelho de Oliveira, que é marceneiro e mora no Bairro Veneza, vai completar 28 anos de idade, mas o presente de aniversário chegou antecipadamente, no trem que aportou na estação Intendente Câmara, na tarde desta sexta-feira (2). A mãe que ele não chegou a conhecer, já que foi dado para adoção com apenas sete meses de idade, só agora foi localizada e veio visitá-lo trazendo também uma irmã dele. O encontro com a mãe biológica, que só foi possível devido a contatos nas redes sociais da internet, foi muito emocionante e comoveu a todos que assistiam a cena.

Essa história começou em uma cidadezinha perto de Governador Valadares, de nome Vinhático. Foi lá que Dona Enilsa dos Santos Soares, que na época tinha 21 anos, separada do primeiro marido e com dois filhos, acabou entregando Luciano, que tinha sete meses, para o casal de amigos João e Maria Augusta Coelho. Porém, depois da adoção todos perderam contato. A nova família se mudou para o Triângulo Mineiro e depois veio para Ipatinga, há 20 anos. Luciano é casado há sete anos com Luzia do Carmo, 27, e tem dois filhos, Maria Eduarda, de cinco anos, e Luan Miguel, de seis meses.


FOTO: LAIRTO MARTINS
MEDO DE REJEIÇÃO

Pouco antes de se dirigir para a Estação Ferroviária, Luciano recebeu o Jornal VALE DO AÇO para falar sobre o assunto.  Ele lembra que quando tinha 14 anos foi visitar o avô adotivo em Santana do Paraíso e através de uma conversa de família acabou descobrindo o segredo: “Levei um susto na hora mas, como ouvi tudo às escondidas, fiquei com medo de perguntar mais detalhes. Então me calei. Em 2005, uma semana antes de me casar eu falei sobre isso pela primeira vez para a Luzia (a esposa) e sobre a vontade que eu tinha de conhecer a verdade sobre meu nascimento. Nos casamos e fomos morar ao lado de minha avó adotiva. Foi ela que começou a investigar o caso”, explica Luciano. Luzia acrescenta: “Ele sempre comentava que tinha muita vontade de ver a mãe, mas tinha medo de ser rejeitado e às vezes passávamos horas falando sobre a situação. Descobri que a mãe dele não tinha condições de criar mais um filho, e ela já tinha mais dois e tinha que trabalhar para sustentá-los. Na ocasião o pai biológico do Luciano, que se chama José Carlos, manifestou o desejo de criá-lo, mas ela não aceitou. Não fiquei sabendo mais nada dele, nem de seu paradeiro”, diz a esposa de Luciano.

lairto martins

AINDA VIVENDO a emoção do primeiro encontro, mãe e filho falam do passado, cercados pela irmã biológica Sara e a esposa do rapaz, Luzia
Resposta de Portugal

A mulher também diz que há pouco tempo os pais adotivos descobriram que Luciano já tinha conhecimento do fato. Mesmo assim não ajudaram muito na busca pela mãe adotiva.
Há cerca de cinco meses Luciano começou a trabalhar como marceneiro para Eduardo Rodrigues, ex-secretário municipal de Ipatinga no governo de Sebastião Quintão, que ao saber da história o incentivou a procurar informações pela internet. Desse modo, foi acessando as redes sociais e adicionando pessoas que moram em Vinhático. Uma vizinha da tia biológica de Luciano, que estava em Portugal, viu o perfil dele na internet e entrou em contato, informando o paradeiro da mãe, que mora há 25 anos em Ibiraçu, no Espírito Santo. No carnaval, Luciano conseguiu o telefone dessa tia ‘Neuza’, irmã de sua mãe Enilsa, e a visitou no último final de semana. Lá chegando ele entrou em contato com a mãe biológica, que marcou então sua vinda ao Vale do Aço.
Luciano descobriu ainda os nomes dos irmãos: Adriana, Cleirismar, Raquel, Viviane, Gisele, Maurício, Saramara, Mateus e Antônio Marcos. Ele espera conhecer todos em breve.

O pai biológico
Na chegada, ainda na Estação Ferroviária, Enilsa dos Santos disse que não tem informações sobre o pai biológico de Luciano: “O pai dele era de família abastada de Barão de Cocais, mas passou algum tempo em Vinhático na casa da tia dele. Nos conhecemos e namoramos, mas a família dele não aceitou o romance e tivemos que nos separar, e eu já grávida. Depois disso ele desapareceu sem que mais alguém tivesse notícia. Na ocasião deixei minha filha mais velha com minha avó e, minha mãe, que não aceitou minha gravidez, adotou meu segundo filho. Um tempo após a adoção eu saí da cidade, me casei, tive outros oito filhos. Cheguei a voltar em Vinhático procurando meu filho, mas não consegui informações e desde então tenho tentado encontrá-lo. Até que minha irmã me disse que ele tinha entrado em contato. Não resisti quando ele me ligou há quatro dias atrás e logo vim vê-lo. Pretendo nunca mais deixar de falar com ele”, disse emocionada e se dizendo arrependida por ter dado Luciano em adoção.
Ela está desempregada no momento, mas já trabalhou como servidora pública na Prefeitura de Ibiraçu, onde tem uma casa própria que ganhou do município. Ao sair com a mãe com destino à sua casa, Luciano comentava o quanto estava satisfeito por ter conseguido um final feliz em uma história que começou há tanto tempo.

 

Mais noticias do caderno Cidades
01/08/2014
00:57
Lei das Domésticas: penalidades começam a valer dia 7 de agosto

IPATINGA – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 72, batizada de “PEC das Domésticas”, gerou grande expectativa ente os profissionais do ramo.
 
30/07/2014
22:30
Licença ambiental definitiva da MG-760 fora da pauta do Copam

IPATINGA – Expectativa frustrada.
 
19:02
Festa Unificada da Educação em Timóteo neste fim de semana

TIMÓTEO - A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, realiza o 1° Festejando - Festa Unificada da Educação, envolvendo as escolas municipais e entidades conveniadas.
 
17:46
Canteiros são revitalizados em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Secretaria de Serviços Urbanos, está revitalizando vários canteiros centrais da cidade.
 
00:00
Dinheiro público desperdiçado diante dos olhos da população

IPATINGA – O que já parecia péssimo está ficando ainda pior.
 
29/07/2014
00:00
Ministério Público recomenda licitação para estacionamento rotativo

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou nessa segunda-feira (28), em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) 38/ 2014, que autoriza o Poder Executivo a delegar, mediante licitação, concessão onerosa para exploração de serviços de estacionamento rotativo em vias e logradouros públicos.
 
28/07/2014
21:00
Pimenta da Veiga defende união contra a criminalidade

DA REDAÇÃO - O descaso do governo federal em relação ao policiamento das fronteiras brasileiras, que vem permitindo a livre entrada, no país, de drogas e armas, está sendo denunciado pelo candidato a governador da coligação Todos por Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), durante a campanha eleitoral.
 
20:28
Câmara de Ipatinga aprova projeto que beneficia deficientes em programas de habitação

IPATINGA - Quinze projetos de lei foram aprovados na reunião ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (28).
 
27/07/2014
01:59
Famosos assinam camisa que será doada à Casa da Esperança

IPATINGA – Dezenas de famosos, entre eles jogadores de futebol, cantores e outros artistas assinaram uma camisa do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), que foi colocada em um quadro, que será doado à Casa da Esperança, um dos projetos do Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC), que funciona no bairro Vila Formosa.
 
26/07/2014
00:00
Conheça as novas regras para se construir em Ipatinga

IPATINGA – Sancionado no mês passado, o Plano Diretor de Ipatinga garante o ordenamento urbano do município para os próximos seis anos.