PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 19C   Max: 33C
Ipatinga
Min: 19C   Max: 32C
Santana do Paraíso
Min: 19C   Max: 31C
Timóteo
Min: 19C   Max: 32C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cultura
07/06/2008 - 00:00

Jubileu em Conceição do Mato Dentro agita comitivas de cavaleiros da região


Várias comitivas de cavaleiros da região do Vale do Aço se preparam para a grande cavalgada anual que acontece na paradisíaca cidade de Conceição do Mato Dentro, que se intitula a capital mineira do Ecoturismo. Localizada na região metalúrgica e campo das vertentes estado, ao leste da Serra do Espinhaço, Conceição do Mato Dentro realiza, há mais de 200 anos, o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, uma festa religiosa que este ano está programada para o período de 13 a 24 de junho.

 

Um dos pontos altos do Jubileu é o grande encontro de comitivas de cavaleiros, de várias regiões do estado, sempre no final da manhã de um domingo, em frente à igreja Matriz de Senhor Bom Jesus do Matozinhos, onde cavaleiros, amazonas e suas montarias recebem a benção do pároco local.


Como acontece anualmente, há vários meses os cavaleiros da região já começam a se organizar e planejar a romaria, que dura em média 4 dias, num percurso de cerca de 200 km.


Já confirmaram presença na viagem as comitivas Poeira da Estrada, de Belo Oriente; Chapéu de Palha, de Santana do Paraíso; Cavaleiros Amigos, de Ipatinga; além de grupos de cavaleiros de Açucena, Joanésia, Sapucaia, Virginópolis, Guanhães, Dores de Guanhães, Senhora do Porto e Dom Joaquim.


As comitivas que partem do Vale do Aço no próximo dia 11 fazem sua primeira parada em Joanésia, onde são recebidos com churrasco e fazem o primeiro pernoite.


 No dia seguinte, seguem para Braúnas, onde se juntam à grande comitiva da cidade (a maior entre todas as participantes) em uma grande festa na noite de quarta-feira, com churrasco, jantar, roda de viola e muita alegria. Na quinta-feira, as várias comitivas partem em um grande comboio com destino a Guanhães, num percurso de 55 km.


 Neste trajeto, são paradas obrigatórias as fazendas de Nonô Glória e Preto Bedeco. Nestas fazendas, além do descanso para cavaleiros e suas montarias, acontecem animadas rodas de viola e suculentos churrascos, acompanhados de feijão tropeiro, arroz, cerveja gelada e cachaças de primeira qualidade.

Em Guanhães também é montada uma grande recepção para as comitivas, que na sexta-feira seguem para Dom Joaquim, com parada para almoço em Senhora do Porto.


Assim como as demais cidades, Dom Joaquim também oferece uma grande recepção para os cavaleiros, bem como excelente estrutura para acomodação das montarias.


No último dia de viagem, sábado, é feito o percurso de Dom Joaquim até Conceição do Mato Dentro, onde a chegada ocorre no meio da tarde. À noite, normalmente há atividades variadas na cidade. Já o domingo é reservado para a benção dos cavaleiros e suas montarias, que se reúnem no pátio da Igreja Matriz.


Segundo alguns integrantes das comitivas do Vale do Aço, durante o ano são realizadas várias cavalgadas na região, porém a mais charmosa, a que desperta maior interesse e dá mais adrenalina é, sem dúvida alguma, a de Conceição do Mato Dentro.


  “Mal a gente chega da viagem e já começamos a planejar a seguinte. É um prazer indescritível, uma festa de confraternização imperdível”, destaca Nivaldo Lage, presidente do Clube do Cavalo de Belo Oriente e integrante da Comitiva Poeira da Estrada.

 


  


 


 


 


As comitivas contam com ótima estrutura de apoio


 


 


 


 


 


 


 

 

Mais noticias do caderno Cultura
02/09/2014
13:23
Toca Aí com o Tremendão

O presente para a população do Vale do Aço, como parte das comemorações do cinquentenário de Ipatinga e aniversário de 52 anos da Usiminas, será o show gratuito com Erasmo Carlos, o Tremendão, considerado uma das lendas do rock brasileiro.
 
13:11
Vale lança concurso de curtas-metragens na Estrada de Ferro Vitória a Minas

A Fundação Vale e a Vale estão com inscrições abertas até o dia 30 de setembro deste ano para o concurso de histórias do projeto Curta Vitória a Minas, iniciativa que dará a moradores de 15 municípios vizinhos à ferrovia a oportunidade de transformar, em vídeo, histórias reais ou fictícias sobre fatos curiosos e personagens marcantes das suas respectivas cidades.
 
29/08/2014
15:53
Encontro com as raízes

Para fechar o mês de agosto com chave de ouro, a Fundação Aperam Acesita preparou uma ótima programação.
 
28/08/2014
15:59
Espetáculo Fanfarra chega à Ipatinga

Com iniciativa do circo Teatro Fool, e patrocínio da Prefeitura Municipal de Ipatinga MG Através da Lei municipal de incentivo á cultura, O projeto “Fanfarra - todo mundo vai ao circo” fará a circulação do espetáculo “Fanfarra – o incrível homem- banda” por comunidades de Ipatinga, num total de 10 apresentações.
 
27/08/2014
18:12
Noite sertaneja no Shopping do Vale

Uma nova dupla no pedaço: Ícaro e Gilmar, dois amigos apaixonados por música que resolverem levar para frente uma carreira que começou como brincadeira de dois adolescentes na cidade de Periquito, perto de Governador Valadares.
 
18:00
Memorial Vale divulga seleção de edital Jovens Artistas Mineiros

Cinco artistas irão apresentar seus trabalhos em 2014 e 2015.
 
14:48
Indumep estimula saúde do trabalhador com Circo Sesi

IPATINGA - A Indumep realizará seu primeiro DDS - Diálogo Diário de Segurança Interativo.
 
25/08/2014
17:25
Aluna de escola municipal de Fabriciano é destaque em concurso de redação

 FABRICIANO – A Escola Municipal Vereador Paulo Franklin, do bairro Santa Cruz, teve uma representante entre os finalistas de um concurso de redação.
 
17:08
Cras Morada do Vale promove sessão gratuita de cinema nesta quarta

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano promove mais uma edição do projeto “CineCras: Cinema na Comunidade”.
 
15:40
Região bem representada no Miss Terra Minas Gerais

Candidatas de diversas cidades mineiras participam neste sábado à noite, em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, do concurso de beleza Miss Terra Minas Gerais 2014.