PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 20C   Max: 29C
Ipatinga
Min: 20C   Max: 29C
Santana do Paraíso
Min: 20C   Max: 29C
Timóteo
Min: 20C   Max: 29C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cultura
07/06/2008 - 00:00

Jubileu em Conceição do Mato Dentro agita comitivas de cavaleiros da região


Várias comitivas de cavaleiros da região do Vale do Aço se preparam para a grande cavalgada anual que acontece na paradisíaca cidade de Conceição do Mato Dentro, que se intitula a capital mineira do Ecoturismo. Localizada na região metalúrgica e campo das vertentes estado, ao leste da Serra do Espinhaço, Conceição do Mato Dentro realiza, há mais de 200 anos, o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, uma festa religiosa que este ano está programada para o período de 13 a 24 de junho.

 

Um dos pontos altos do Jubileu é o grande encontro de comitivas de cavaleiros, de várias regiões do estado, sempre no final da manhã de um domingo, em frente à igreja Matriz de Senhor Bom Jesus do Matozinhos, onde cavaleiros, amazonas e suas montarias recebem a benção do pároco local.


Como acontece anualmente, há vários meses os cavaleiros da região já começam a se organizar e planejar a romaria, que dura em média 4 dias, num percurso de cerca de 200 km.


Já confirmaram presença na viagem as comitivas Poeira da Estrada, de Belo Oriente; Chapéu de Palha, de Santana do Paraíso; Cavaleiros Amigos, de Ipatinga; além de grupos de cavaleiros de Açucena, Joanésia, Sapucaia, Virginópolis, Guanhães, Dores de Guanhães, Senhora do Porto e Dom Joaquim.


As comitivas que partem do Vale do Aço no próximo dia 11 fazem sua primeira parada em Joanésia, onde são recebidos com churrasco e fazem o primeiro pernoite.


 No dia seguinte, seguem para Braúnas, onde se juntam à grande comitiva da cidade (a maior entre todas as participantes) em uma grande festa na noite de quarta-feira, com churrasco, jantar, roda de viola e muita alegria. Na quinta-feira, as várias comitivas partem em um grande comboio com destino a Guanhães, num percurso de 55 km.


 Neste trajeto, são paradas obrigatórias as fazendas de Nonô Glória e Preto Bedeco. Nestas fazendas, além do descanso para cavaleiros e suas montarias, acontecem animadas rodas de viola e suculentos churrascos, acompanhados de feijão tropeiro, arroz, cerveja gelada e cachaças de primeira qualidade.

Em Guanhães também é montada uma grande recepção para as comitivas, que na sexta-feira seguem para Dom Joaquim, com parada para almoço em Senhora do Porto.


Assim como as demais cidades, Dom Joaquim também oferece uma grande recepção para os cavaleiros, bem como excelente estrutura para acomodação das montarias.


No último dia de viagem, sábado, é feito o percurso de Dom Joaquim até Conceição do Mato Dentro, onde a chegada ocorre no meio da tarde. À noite, normalmente há atividades variadas na cidade. Já o domingo é reservado para a benção dos cavaleiros e suas montarias, que se reúnem no pátio da Igreja Matriz.


Segundo alguns integrantes das comitivas do Vale do Aço, durante o ano são realizadas várias cavalgadas na região, porém a mais charmosa, a que desperta maior interesse e dá mais adrenalina é, sem dúvida alguma, a de Conceição do Mato Dentro.


  “Mal a gente chega da viagem e já começamos a planejar a seguinte. É um prazer indescritível, uma festa de confraternização imperdível”, destaca Nivaldo Lage, presidente do Clube do Cavalo de Belo Oriente e integrante da Comitiva Poeira da Estrada.

 


  


 


 


 


As comitivas contam com ótima estrutura de apoio


 


 


 


 


 


 


 


Mais noticias do caderno Cultura
17/04/2015
01:09
Ipatinga elege hoje Miss e Mister 2015

.
 
16/04/2015
05:58
TOCA RAUL!

.
 
11/04/2015
22:18
Baile 50 anos da ATII

.
 
22:17
Fundação Aperam doa fantasias de mascotes à PM

.
 
22:17
Bar Solidário da Gi

.
 
22:15
Festa do Bumba Meu Boi em Açucena

.
 
22:11
Obaoba hoje na Brüder

.
 
10/04/2015
05:26
Viés poético

.
 
09/04/2015
08:26
De bar em bar

.
 
08/04/2015
01:39
A voz mais especial do jazz

.