PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 21C   Max: 31C
Ipatinga
Min: 21C   Max: 32C
Santana do Paraíso
Min: 21C   Max: 31C
Timóteo
Min: 21C   Max: 31C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cultura
07/06/2008 - 00:00

Jubileu em Conceição do Mato Dentro agita comitivas de cavaleiros da região


Várias comitivas de cavaleiros da região do Vale do Aço se preparam para a grande cavalgada anual que acontece na paradisíaca cidade de Conceição do Mato Dentro, que se intitula a capital mineira do Ecoturismo. Localizada na região metalúrgica e campo das vertentes estado, ao leste da Serra do Espinhaço, Conceição do Mato Dentro realiza, há mais de 200 anos, o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, uma festa religiosa que este ano está programada para o período de 13 a 24 de junho.

 

Um dos pontos altos do Jubileu é o grande encontro de comitivas de cavaleiros, de várias regiões do estado, sempre no final da manhã de um domingo, em frente à igreja Matriz de Senhor Bom Jesus do Matozinhos, onde cavaleiros, amazonas e suas montarias recebem a benção do pároco local.


Como acontece anualmente, há vários meses os cavaleiros da região já começam a se organizar e planejar a romaria, que dura em média 4 dias, num percurso de cerca de 200 km.


Já confirmaram presença na viagem as comitivas Poeira da Estrada, de Belo Oriente; Chapéu de Palha, de Santana do Paraíso; Cavaleiros Amigos, de Ipatinga; além de grupos de cavaleiros de Açucena, Joanésia, Sapucaia, Virginópolis, Guanhães, Dores de Guanhães, Senhora do Porto e Dom Joaquim.


As comitivas que partem do Vale do Aço no próximo dia 11 fazem sua primeira parada em Joanésia, onde são recebidos com churrasco e fazem o primeiro pernoite.


 No dia seguinte, seguem para Braúnas, onde se juntam à grande comitiva da cidade (a maior entre todas as participantes) em uma grande festa na noite de quarta-feira, com churrasco, jantar, roda de viola e muita alegria. Na quinta-feira, as várias comitivas partem em um grande comboio com destino a Guanhães, num percurso de 55 km.


 Neste trajeto, são paradas obrigatórias as fazendas de Nonô Glória e Preto Bedeco. Nestas fazendas, além do descanso para cavaleiros e suas montarias, acontecem animadas rodas de viola e suculentos churrascos, acompanhados de feijão tropeiro, arroz, cerveja gelada e cachaças de primeira qualidade.

Em Guanhães também é montada uma grande recepção para as comitivas, que na sexta-feira seguem para Dom Joaquim, com parada para almoço em Senhora do Porto.


Assim como as demais cidades, Dom Joaquim também oferece uma grande recepção para os cavaleiros, bem como excelente estrutura para acomodação das montarias.


No último dia de viagem, sábado, é feito o percurso de Dom Joaquim até Conceição do Mato Dentro, onde a chegada ocorre no meio da tarde. À noite, normalmente há atividades variadas na cidade. Já o domingo é reservado para a benção dos cavaleiros e suas montarias, que se reúnem no pátio da Igreja Matriz.


Segundo alguns integrantes das comitivas do Vale do Aço, durante o ano são realizadas várias cavalgadas na região, porém a mais charmosa, a que desperta maior interesse e dá mais adrenalina é, sem dúvida alguma, a de Conceição do Mato Dentro.


  “Mal a gente chega da viagem e já começamos a planejar a seguinte. É um prazer indescritível, uma festa de confraternização imperdível”, destaca Nivaldo Lage, presidente do Clube do Cavalo de Belo Oriente e integrante da Comitiva Poeira da Estrada.

 


  


 


 


 


As comitivas contam com ótima estrutura de apoio


 


 


 


 


 


 


 


Mais noticias do caderno Cultura
29/10/2014
23:43
Jornalista lança vídeo documentário sobre história remota de Ipatinga

IPATINGA – “Um sentimento chamado Ipatinga”.
 
28/10/2014
23:09
MPB e pop rock

Os cantores e instrumentistas são reconhecidos pela musicalidade e talento, sobressaindo-se no cenário artístico do Vale do Aço.
 
22:57
Criatividade premiada

A dedicação, trabalho árduo, inspiração e foco na sustentabilidade arremataram a participação da artista plástica e estilista mineira Vanuza Bárbara no Paraty Eco Festival, realizado na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.
 
24/10/2014
02:55
Oswaldo Montenegro na Fundação Aperam

Dentro da programação do 15o Festival Arte Viva, o Bosque da Fundação Aperam, recebe nesta sexta-feira, às 20h30, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro.
 
02:51
Ipatinga recebe a exposição Tribais em Aço

Obras feitas em aço e com diferentes formas geométricas inspiradas em desenhos indígenas.
 
22/10/2014
23:26
Modelo ipatinguense irá participar do Miss Brasil Latina

A modelo ipatinguense Dianine Nunes irá disputar com as mais belas do país pelo título do concurso Miss Brasil Latina, que será realizado neste domingo (26), em Recife.
 
21/10/2014
19:41
Espetáculo inédito da Cia. Fusion em Ipatinga

Cultura mineira em associação com o hip hop é o tema do novo trabalho da Cia.
 
13/10/2014
22:49
Lampi estreia nos cinemas em mais um longa-metragem

WIZStar, a primeira Webserie musical e bilíngue do Brasil, patrocinada pela Wizard, produção do Studio Take a Take, coprodução do Fator-R em parceria com a Arsenal Comunicação, virou musical em cartaz no 'Teatro Silvio Romero' em São Paulo e agora é longa-metragem nos cinemas.
 
11/10/2014
07:06
Curso básico para arrumar namorada (o)

Reestreia neste domingo, dia 12, no Clube Ipaminas/Cidade Nobre, a comédia "Curso Básico p/arrumar namorada (O).
 
09/10/2014
22:40
“Só guardo boas recordações de Ipatinga”

DA REDAÇÃO – O cantor e compositor Humberto Gessinger, líder e vocalista dos Engenheiros do Hawaii, desembarca hoje em Ipatinga para o show da sua nova turnê, Insular.