PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 17C   Max: 31C
Ipatinga
Min: 17C   Max: 30C
Santana do Paraíso
Min: 17C   Max: 30C
Timóteo
Min: 16C   Max: 29C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cultura
07/06/2008 - 00:00

Jubileu em Conceição do Mato Dentro agita comitivas de cavaleiros da região


Várias comitivas de cavaleiros da região do Vale do Aço se preparam para a grande cavalgada anual que acontece na paradisíaca cidade de Conceição do Mato Dentro, que se intitula a capital mineira do Ecoturismo. Localizada na região metalúrgica e campo das vertentes estado, ao leste da Serra do Espinhaço, Conceição do Mato Dentro realiza, há mais de 200 anos, o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, uma festa religiosa que este ano está programada para o período de 13 a 24 de junho.

 

Um dos pontos altos do Jubileu é o grande encontro de comitivas de cavaleiros, de várias regiões do estado, sempre no final da manhã de um domingo, em frente à igreja Matriz de Senhor Bom Jesus do Matozinhos, onde cavaleiros, amazonas e suas montarias recebem a benção do pároco local.


Como acontece anualmente, há vários meses os cavaleiros da região já começam a se organizar e planejar a romaria, que dura em média 4 dias, num percurso de cerca de 200 km.


Já confirmaram presença na viagem as comitivas Poeira da Estrada, de Belo Oriente; Chapéu de Palha, de Santana do Paraíso; Cavaleiros Amigos, de Ipatinga; além de grupos de cavaleiros de Açucena, Joanésia, Sapucaia, Virginópolis, Guanhães, Dores de Guanhães, Senhora do Porto e Dom Joaquim.


As comitivas que partem do Vale do Aço no próximo dia 11 fazem sua primeira parada em Joanésia, onde são recebidos com churrasco e fazem o primeiro pernoite.


 No dia seguinte, seguem para Braúnas, onde se juntam à grande comitiva da cidade (a maior entre todas as participantes) em uma grande festa na noite de quarta-feira, com churrasco, jantar, roda de viola e muita alegria. Na quinta-feira, as várias comitivas partem em um grande comboio com destino a Guanhães, num percurso de 55 km.


 Neste trajeto, são paradas obrigatórias as fazendas de Nonô Glória e Preto Bedeco. Nestas fazendas, além do descanso para cavaleiros e suas montarias, acontecem animadas rodas de viola e suculentos churrascos, acompanhados de feijão tropeiro, arroz, cerveja gelada e cachaças de primeira qualidade.

Em Guanhães também é montada uma grande recepção para as comitivas, que na sexta-feira seguem para Dom Joaquim, com parada para almoço em Senhora do Porto.


Assim como as demais cidades, Dom Joaquim também oferece uma grande recepção para os cavaleiros, bem como excelente estrutura para acomodação das montarias.


No último dia de viagem, sábado, é feito o percurso de Dom Joaquim até Conceição do Mato Dentro, onde a chegada ocorre no meio da tarde. À noite, normalmente há atividades variadas na cidade. Já o domingo é reservado para a benção dos cavaleiros e suas montarias, que se reúnem no pátio da Igreja Matriz.


Segundo alguns integrantes das comitivas do Vale do Aço, durante o ano são realizadas várias cavalgadas na região, porém a mais charmosa, a que desperta maior interesse e dá mais adrenalina é, sem dúvida alguma, a de Conceição do Mato Dentro.


  “Mal a gente chega da viagem e já começamos a planejar a seguinte. É um prazer indescritível, uma festa de confraternização imperdível”, destaca Nivaldo Lage, presidente do Clube do Cavalo de Belo Oriente e integrante da Comitiva Poeira da Estrada.

 


  


 


 


 


As comitivas contam com ótima estrutura de apoio


 


 


 


 


 


 


 

 

Mais noticias do caderno Cultura
24/07/2014
22:00
Confira as novidades da TV brasileira

Mundo lúdicoA personalidade artística de Letícia Persiles é latente durante todo o seu discurso.
 
18:30
Ipanema promove 5ª Festa do Queijo

A cidade de Ipanema pretende superar mais uma vez o recorde de Maior queijo minas padrão do país.
 
23/07/2014
22:00
Confira as novidades da TV brasileira

No tomA música é um dos elementos mais característicos de "Meu Pedacinho de Chão".
 
22:00
23º “Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós” começa hoje

Vem aí, a 23ª edição do Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós! O evento começa nesta quinta-feira (24) e vai até sábado (26), das 9h às 12h e das 13h às 17h.
 
20:00
Vivaidade e Cras promovem “Arraiá” em Fabriciano

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promove, nesta quinta-feira (24), o tradicional “Arraiá” do Programa VivaIdade e dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos Territórios 1,2,3 e 4.
 
22/07/2014
22:00
Confira as novidades da TV brasileira

Um passo de cada vezAdquirir experiência é a principal meta de Robertha Portella em sua tímida e inicial carreira de atriz.
 
21:00
Passeio Rural de Ipatinga retorna em agosto

O tradicional “Passeio Rural”, que propõe um “tour” pela zona rural de Ipatinga, será retomado no mês que vem.
 
21:00
Zarife Selim de Salles será homenageada por trabalho na Farmacinha

A escritora Zarife Selim de Salles recebeu no fim de junho a distinção honrosa de se tornar membro efetivo da “Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil – ALACIB” da cidade de Mariana.
 
20/07/2014
21:00
Fabriciano recebe 4ª Encontro de Bandas de Música

Coronel Fabriciano recebe, neste domingo (20), a 4ª edição do Projeto Oiti Instrumental - Encontro de Bandas de Música.
 
00:00
11º Concerto de Inverno começa nessa semana

IPATINGA - Grandes cantoras que marcaram a cena da música brasileira, desde Carmen Miranda, passando por Alcione, Elba Ramalho, Gal Costa, Maria Betânia, Elis Regina, Adriana Calcanhoto, Nana Caymmi, Rita Lee e muito mais, serão homenageadas com o musical Divas.