PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 18C   Max: 34C
Ipatinga
Min: 19C   Max: 34C
Santana do Paraíso
Min: 18C   Max: 33C
Timóteo
Min: 18C   Max: 33C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
11/01/2007 - 00:00

Procura por passagens gratuitas de idosos ainda é pequena


IPATINGA – Um dia depois do Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a liminar que impedia um número restrito de idosos com mais de 60 anos viajarem de ônibus interestaduais gratuitamente, a procura por estas passagens na tarde desta quinta-feira (11), na rodoviária de Ipatinga, ainda era pequena. Mas, segundo a funcionária de uma empresa de ônibus, o movimento tende a aumentar muito nos próximos dias, depois de uma maior divulgação da medida judicial na mídia.

Nos guichês das empresas Itapemirim e Rio Doce, as passagens de idosos já estavam liberadas na tarde desta quinta-feira. Entretanto, na bilheteria conjunta das empresas Gontijo e São Geraldo, o funcionário de atendimento informou que aguardava o novo modelo das passagens de idosos para liberar o deslocamento gratuito das pessoas com mais de 60 anos e renda de até R$ 700.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para viagens inferiores a 500 quilômetros, o idoso deverá adquirir a passagem com desconto de 50%, num prazo máximo de seis horas antes da viagem. Nas viagens com distância superior a 500 quilômetros, o prazo de antecedência é de 12 horas.

As empresas devem oferecer, por veículo, dois assentos gratuitos, e os demais com desconto. O idoso que não conseguir a passagem gratuita deve reclamar à ouvidoria da ANTT através do telefone 0800-610300. A empresa que não fornecer a passagem ou se recusar a dar o desconto de 50% está sujeita a multa de R$ 2.877,93.

 

Trens

Mesmo com as liminares que impediram os idosos de viajarem gratuitamente, os trens da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) continuaram liberando tais deslocamentos. No entanto, ao contrário das empresas de ônibus, que disponibilizam duas poltronas por veículo, a CVRD libera apenas duas passagens (classe econômica) por trechos, ou seja, pela viagem Belo Horizonte/Vitória, duas passagens, e no sentido inverso, mais duas passagens.

Em média, um trem de passageiros da Vale possui sete vagões de classe econômica e dois vagões executivos. Como cada vagão possui 80 poltronas, cada comboio transporta normalmente 720 passageiros.

Mais noticias do caderno Cidades
24/10/2014
02:51
Unileste realiza mais uma edição do Cinema Jurídico

O curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza, nesta sexta-feira (24), mais uma edição do Cinema Jurídico.
 
02:49
Prefeitura de Fabriciano envia Orçamento 2015 para Câmara

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano enviou à Câmara Municipal, neste mês, projeto de Lei que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2015.
 
02:48
Unileste oferece capacitação para municípios da RMVA

FABRICIANO - O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), oferece nesta sexta-feira (24), das 8h30 às 12h, no bloco F, um curso de capacitação em Sistema de Informação Cartográfica (SIG) para gestores das quatro prefeituras da região Metropolitana do Vale do Aço: Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.
 
02:47
Instituto Cenibra promove concurso de frases e fotos para estudantes de Belo Oriente

DA REDAÇÃO - O Instituto Cenibra iniciou uma série de ações para envolver a comunidade com o Parque Multifuncional de Belo Oriente.
 
02:30
HMC recebe prêmio em Excelência da Saúde

DA REDAÇÃO - O Hospital Márcio Cunha (HMC) foi eleito uma das instituições de “Excelência da Saúde” da premiação realizada pela revista paulista Healthcare Management.
 
02:24
Ipatinga ganha a terceira Academia da Saúde

IPATINGA - A aposentada Maria da Consolação, 69 anos, do Bethânia, sabe que cuidar da saúde é fundamental.
 
02:18
Entidades somam forças contra feiras informais

IPATINGA - A realização de feiras informais na região foi tema de reunião no prédio da Aciapi-CDL na manhã desta quinta-feira (23).
 
02:05
Futuros médicos declaram apoio a Aécio Neves

IPATINGA – Estudantes de uma faculdade de Medicina de Ipatinga promoveram um grande ato de apoio ao candidato à presidência da República Aécio Neves (PSDB), na tarde dessa quinta-feira (23).
 
22/10/2014
23:10
Diretor do Dnit rebate críticas ao recapeamento da BR-458

IPATINGA – A qualidade do recapeamento feito recentemente na BR-458, no trecho de Caratinga a Ipatinga, ainda é alvo de contestação por parte da população, sobretudo por quem utiliza a pista frequentemente.
 
23:05
Praça do CEUs tem mais de 75% das obras concluídas

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano segue com a construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizado entre as ruas Alfenas e Serro, no Melo Viana.