PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 23C   Max: 30C
Ipatinga
Min: 23C   Max: 30C
Santana do Paraíso
Min: 22C   Max: 29C
Timóteo
Min: 22C   Max: 29C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
11/01/2007 - 00:00

Procura por passagens gratuitas de idosos ainda é pequena


IPATINGA – Um dia depois do Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a liminar que impedia um número restrito de idosos com mais de 60 anos viajarem de ônibus interestaduais gratuitamente, a procura por estas passagens na tarde desta quinta-feira (11), na rodoviária de Ipatinga, ainda era pequena. Mas, segundo a funcionária de uma empresa de ônibus, o movimento tende a aumentar muito nos próximos dias, depois de uma maior divulgação da medida judicial na mídia.

Nos guichês das empresas Itapemirim e Rio Doce, as passagens de idosos já estavam liberadas na tarde desta quinta-feira. Entretanto, na bilheteria conjunta das empresas Gontijo e São Geraldo, o funcionário de atendimento informou que aguardava o novo modelo das passagens de idosos para liberar o deslocamento gratuito das pessoas com mais de 60 anos e renda de até R$ 700.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para viagens inferiores a 500 quilômetros, o idoso deverá adquirir a passagem com desconto de 50%, num prazo máximo de seis horas antes da viagem. Nas viagens com distância superior a 500 quilômetros, o prazo de antecedência é de 12 horas.

As empresas devem oferecer, por veículo, dois assentos gratuitos, e os demais com desconto. O idoso que não conseguir a passagem gratuita deve reclamar à ouvidoria da ANTT através do telefone 0800-610300. A empresa que não fornecer a passagem ou se recusar a dar o desconto de 50% está sujeita a multa de R$ 2.877,93.

 

Trens

Mesmo com as liminares que impediram os idosos de viajarem gratuitamente, os trens da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) continuaram liberando tais deslocamentos. No entanto, ao contrário das empresas de ônibus, que disponibilizam duas poltronas por veículo, a CVRD libera apenas duas passagens (classe econômica) por trechos, ou seja, pela viagem Belo Horizonte/Vitória, duas passagens, e no sentido inverso, mais duas passagens.

Em média, um trem de passageiros da Vale possui sete vagões de classe econômica e dois vagões executivos. Como cada vagão possui 80 poltronas, cada comboio transporta normalmente 720 passageiros.

Mais noticias do caderno Cidades
20/10/2014
21:51
Maioria dos vereadores de Ipatinga apoia Aécio Neves

Onze dos dezenove vereadores da Câmara Municipal de Ipatinga se reuniram na sala da presidência, na tarde desta segunda-feira, para reiterar o apoio à candidatura de Aécio Neves no segundo turno das eleições para a presidência da república.
 
21:44
Febre chikungunya é confirmada em Fabriciano; Ipatinga tem caso suspeito

Além da dengue, Ipatinga também segue em alerta contra outra doença: a febre chikungunya.
 
20:32
Comemorar o quê?

IPATINGA – Em visita ao Vale do Aço nessa segunda-feira (20), a menos de uma semana do segundo turno da eleição presidencial, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, visitou pela primeira vez a obra de duplicação da BR-381.
 
19/10/2014
17:14
Aécio desfila com artistas ao som de funk e Hino Nacional

DA REDAÇÃO – Uma grande passeata “cívica” ao som de funk, mas com direito a Hino Nacional, cachorrinhos de colo, adesivos anti-Dilma e a presença de celebridades marcou neste domingo, no Rio de Janeiro, a semana final da campanha de segundo turno do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves.
 
17:11
Dilma admite que houve desvio de dinheiro da Petrobras

DA REDAÇÃO – A presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), admitiu nesse sábado que houve desvio de dinheiro da Petrobras.
 
16:52
Quer adaptar seu corpo ao horário de verão?

DA REDAÇÃO – As horas a menos para descansar durante o horário de verão – que começou a 0h deste domingo – geram um desgaste natural, acentuado pela adaptação inicial ao relógio.
 
18/10/2014
12:57
Juiz determina que festa em boate de Ipatinga não “desdenhe” de culto católico

IPATINGA – Em decisão proferida na noite desta sexta-feira (17), o juiz Thiago Grazziane Gandra, da Primeira Vara Cível da Comarca de Ipatinga, determinou que a festa marcada 23h deste sábado (18) na boate Scenarium, no bairro Cidade Nobre, não faça nenhuma alusão ao culto católico.
 
10:05
Nomeação de Castello Branco causa indignação no Vale do Aço

O ex-presidente da Usiminas, Marco Antônio Castello Branco, voltou a virar assunto nas ruas do Vale do Aço.
 
08:58
Novas passagens elevadas para pedestres em Fabriciano

FABRICIANO – Com o objetivo de facilitar a travessia de pedestres, duas novas passagens elevadas estão sendo instaladas no município, ambas na avenida Tancredo de Almeida Neves, no trecho municipalizado da BR-381.
 
17/10/2014
19:52
Festa marcada para este sábado revolta católicos em Ipatinga

IPATINGA – Uma festa marcada para as 23h deste sábado (18), na boate Scenarium, no bairro Cidade Nobre, está sendo motivo de revolta para muitos católicos.