PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 16C   Max: 30C
Ipatinga
Min: 16C   Max: 30C
Santana do Paraíso
Min: 15C   Max: 30C
Timóteo
Min: 15C   Max: 30C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
11/01/2007 - 00:00

Procura por passagens gratuitas de idosos ainda é pequena


IPATINGA – Um dia depois do Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a liminar que impedia um número restrito de idosos com mais de 60 anos viajarem de ônibus interestaduais gratuitamente, a procura por estas passagens na tarde desta quinta-feira (11), na rodoviária de Ipatinga, ainda era pequena. Mas, segundo a funcionária de uma empresa de ônibus, o movimento tende a aumentar muito nos próximos dias, depois de uma maior divulgação da medida judicial na mídia.

Nos guichês das empresas Itapemirim e Rio Doce, as passagens de idosos já estavam liberadas na tarde desta quinta-feira. Entretanto, na bilheteria conjunta das empresas Gontijo e São Geraldo, o funcionário de atendimento informou que aguardava o novo modelo das passagens de idosos para liberar o deslocamento gratuito das pessoas com mais de 60 anos e renda de até R$ 700.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para viagens inferiores a 500 quilômetros, o idoso deverá adquirir a passagem com desconto de 50%, num prazo máximo de seis horas antes da viagem. Nas viagens com distância superior a 500 quilômetros, o prazo de antecedência é de 12 horas.

As empresas devem oferecer, por veículo, dois assentos gratuitos, e os demais com desconto. O idoso que não conseguir a passagem gratuita deve reclamar à ouvidoria da ANTT através do telefone 0800-610300. A empresa que não fornecer a passagem ou se recusar a dar o desconto de 50% está sujeita a multa de R$ 2.877,93.

 

Trens

Mesmo com as liminares que impediram os idosos de viajarem gratuitamente, os trens da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) continuaram liberando tais deslocamentos. No entanto, ao contrário das empresas de ônibus, que disponibilizam duas poltronas por veículo, a CVRD libera apenas duas passagens (classe econômica) por trechos, ou seja, pela viagem Belo Horizonte/Vitória, duas passagens, e no sentido inverso, mais duas passagens.

Em média, um trem de passageiros da Vale possui sete vagões de classe econômica e dois vagões executivos. Como cada vagão possui 80 poltronas, cada comboio transporta normalmente 720 passageiros.
 

Mais noticias do caderno Cidades
22/08/2014
01:00
Pimenta da Veiga atrai multidão ao Centro de Timóteo

TIMÓTEO – Em agenda bastante movimentada, o candidato ao governado de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), atraiu centenas de apoiadores e militantes partidários na Alameda 31 de Outubro, no Centro de Timóteo, onde ele foi recepcionado, no início da noite dessa quinta-feira (21).
 
21/08/2014
23:01
Prefeitura de Paraíso e Cipalam fazem doações em Bom Sucesso

PARAÍSO - Na tarde de quarta-feira (20), o prefeito de Santana do Paraíso, Zizinho, esteve presente, juntamente com sua equipe de governo, na comunidade do Bom Sucesso, para a oficialização do contrato de comodato em que a Prefeitura cede à Associação dos Moradores do Bom Sucesso a utilização do prédio onde funciona o posto médico.
 
22:54
Funcionários da Copasa exigem 9,7% de reajuste

IPATINGA – Em greve por tempo indeterminado, empregados da Copasa estão trabalhando em ritmo lento em todo o estado.
 
20:31
Ribeirão São Domingos passa por desassoreamento

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, iniciou, nesta semana, o trabalho de desassoreamento de trechos do ribeirão São Domingos.
 
20:26
Estrada que leva à Serra dos Cocais passa por melhorias

FABRICIANO – Serão concluídas, nesta sexta-feira (22), as intervenções realizadas em trechos da estrada de acesso à Serra dos Cocais, onde há belíssimas cachoeiras, que atraem centenas de turistas toda semana.
 
20/08/2014
00:00
Em Ipatinga, radares começam a funcionar no máximo em 40 dias

IPATINGA – Em breve, os condutores de veículos que trafegarem pela avenida Pedro Linhares (no trecho entre os bairros Horto e Novo Cruzeiro), perímetro urbano da BR-381, terão que redobrar a atenção, em razão dos radares que estão sendo instalados ao longo da via pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
 
19/08/2014
20:06
Promessas da Prefeitura de reabrir Restaurante Popular serão cobradas

IPATINGA – Autoridades se reuniram na tarde desta terça-feira (19) para uma audiência pública na sala anexa ao plenário da Câmara Municipal de Ipatinga para debater o futuro do Restaurante Popular, fechado pela Prefeitura em novembro de 2012, por conta de dívidas com a empresa que prestava serviço naquele equipamento.
 
18/08/2014
19:51
Projeto que concede isenção à Autotrans continua na estaca zero

IPATINGA - A Comissão Permanente de Legislação e Justiça da Câmara Municipal realizou reunião na tarde desta segunda-feira (18).
 
16/08/2014
13:36
Jequitibá centenário sobrevive em cenário degradado

IPATINGA – Dezenas de pessoas vivenciaram uma experiência marcante no feriado de sexta-feira (15/08), na 10ª Visita ao Jequitibá Centenário.
 
15/08/2014
00:00
Casos de dengue diminuem em 2014, mas alerta continua

IPATINGA – Em 2013, o número de casos de dengue clássica em Minas Gerais foi elevado e gerou preocupação.