PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 15C   Max: 29C
Ipatinga
Min: 16C   Max: 30C
Santana do Paraíso
Min: 15C   Max: 31C
Timóteo
Min: 15C   Max: 30C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
11/01/2007 - 00:00

Procura por passagens gratuitas de idosos ainda é pequena


IPATINGA – Um dia depois do Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a liminar que impedia um número restrito de idosos com mais de 60 anos viajarem de ônibus interestaduais gratuitamente, a procura por estas passagens na tarde desta quinta-feira (11), na rodoviária de Ipatinga, ainda era pequena. Mas, segundo a funcionária de uma empresa de ônibus, o movimento tende a aumentar muito nos próximos dias, depois de uma maior divulgação da medida judicial na mídia.

Nos guichês das empresas Itapemirim e Rio Doce, as passagens de idosos já estavam liberadas na tarde desta quinta-feira. Entretanto, na bilheteria conjunta das empresas Gontijo e São Geraldo, o funcionário de atendimento informou que aguardava o novo modelo das passagens de idosos para liberar o deslocamento gratuito das pessoas com mais de 60 anos e renda de até R$ 700.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para viagens inferiores a 500 quilômetros, o idoso deverá adquirir a passagem com desconto de 50%, num prazo máximo de seis horas antes da viagem. Nas viagens com distância superior a 500 quilômetros, o prazo de antecedência é de 12 horas.

As empresas devem oferecer, por veículo, dois assentos gratuitos, e os demais com desconto. O idoso que não conseguir a passagem gratuita deve reclamar à ouvidoria da ANTT através do telefone 0800-610300. A empresa que não fornecer a passagem ou se recusar a dar o desconto de 50% está sujeita a multa de R$ 2.877,93.

 

Trens

Mesmo com as liminares que impediram os idosos de viajarem gratuitamente, os trens da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) continuaram liberando tais deslocamentos. No entanto, ao contrário das empresas de ônibus, que disponibilizam duas poltronas por veículo, a CVRD libera apenas duas passagens (classe econômica) por trechos, ou seja, pela viagem Belo Horizonte/Vitória, duas passagens, e no sentido inverso, mais duas passagens.

Em média, um trem de passageiros da Vale possui sete vagões de classe econômica e dois vagões executivos. Como cada vagão possui 80 poltronas, cada comboio transporta normalmente 720 passageiros.
 

Mais noticias do caderno Cidades
20/09/2014
13:37
Pimenta da Veiga defende parceria que possa dinamizar o aeroporto da Usiminas

IPATINGA – Na visita que fez ao Vale do Aço neste sábado (20), o candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), falou sobre a intenção do seu eventual governo para com o Aeroporto da Usiminas, em Santana do Paraíso, onde ele desembarcou nesta manhã acompanhando do candidato à presidência da República, Aécio Neves, do candidato ao Senado, Antonio Anastasia (ex-governador) e do deputado federal Alexandre Silveira, 1º suplente de Anastasia.
 
13:22
Em Ipatinga, Aécio fala em implantar Universidade Federal no Vale do Aço

IPATINGA – Em visita ao Vale do Aço na manhã deste sábado (20), o candidato à presidência da República, Aécio Neves, o candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, e ao Senado, Antonio Anastasia, visitaram Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.
 
19/09/2014
22:15
Vale do Aço teve importância reconhecida no governo em Minas

DA REDAÇÃO - Reconhecida como uma das regiões que mais contribuem para a economia de Minas Gerais, o Vale do Aço se destaca pela sua importância no desenvolvimento do Estado e do País.
 
15:40
Em Antônio Dias, escavações de túneis vão se encontrar antes do Natal

ANTÔNIO DIAS – Cerca de 300 operários estão trabalhando em regime de três turnos na construção de dois túneis paralelos no Km 288 da BR-381, em Antônio Dias.
 
00:00
Aécio Neves concede entrevista ao JVA

.
 
18/09/2014
22:08
Prefeitura de Fabriciano anuncia novo concurso para Educação

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano publicou retificações aos editais dos concursos públicos da Administração e Saúde.
 
15:01
Ciclo Sesc movimenta Ipatinga

IPATINGA – Passeio ciclístico não-competitivo, o “Ciclo Sesc” é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
 
14:12
Funcionários dos Correios deflagram greve em Ipatinga

IPATINGA – Empregados dos Correios deflagraram greve por tempo indeterminado em Ipatinga, na manhã dessa quinta-feira (18).
 
00:00
Equipamentos do Olho Vivo são retirados de Ipatinga

IPATINGA – A Fundação Guimarães Rosa, com sede em Belo Horizonte, concluiu nessa quarta-feira (17) a última fase da retirada dos equipamentos do sistema Olho Vivo em Ipatinga.
 
17/09/2014
23:00
Promotoria de Justiça vai coibir abusos de escolas particulares

IPATINGA – Tendo em vista o início das matrículas para o ano letivo de 2015 e a proximidade da renovação de matrículas, a 7ª Promotoria de Justiça de Ipatinga está recomendado às escolas particulares de ensino básico dos municípios da Comarca de Ipatinga adequações quanto à cobrança e divulgação de lista de materiais escolares e venda de uniformes, tendo em vista o previsto na Lei Estadual 16.