PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 15C   Max: 21C
Ipatinga
Min: 16C   Max: 23C
Santana do Paraíso
Min: 13C   Max: 21C
Timóteo
Min: 14C   Max: 22C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
11/01/2007 - 00:00

Procura por passagens gratuitas de idosos ainda é pequena


IPATINGA – Um dia depois do Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a liminar que impedia um número restrito de idosos com mais de 60 anos viajarem de ônibus interestaduais gratuitamente, a procura por estas passagens na tarde desta quinta-feira (11), na rodoviária de Ipatinga, ainda era pequena. Mas, segundo a funcionária de uma empresa de ônibus, o movimento tende a aumentar muito nos próximos dias, depois de uma maior divulgação da medida judicial na mídia.

Nos guichês das empresas Itapemirim e Rio Doce, as passagens de idosos já estavam liberadas na tarde desta quinta-feira. Entretanto, na bilheteria conjunta das empresas Gontijo e São Geraldo, o funcionário de atendimento informou que aguardava o novo modelo das passagens de idosos para liberar o deslocamento gratuito das pessoas com mais de 60 anos e renda de até R$ 700.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para viagens inferiores a 500 quilômetros, o idoso deverá adquirir a passagem com desconto de 50%, num prazo máximo de seis horas antes da viagem. Nas viagens com distância superior a 500 quilômetros, o prazo de antecedência é de 12 horas.

As empresas devem oferecer, por veículo, dois assentos gratuitos, e os demais com desconto. O idoso que não conseguir a passagem gratuita deve reclamar à ouvidoria da ANTT através do telefone 0800-610300. A empresa que não fornecer a passagem ou se recusar a dar o desconto de 50% está sujeita a multa de R$ 2.877,93.

 

Trens

Mesmo com as liminares que impediram os idosos de viajarem gratuitamente, os trens da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) continuaram liberando tais deslocamentos. No entanto, ao contrário das empresas de ônibus, que disponibilizam duas poltronas por veículo, a CVRD libera apenas duas passagens (classe econômica) por trechos, ou seja, pela viagem Belo Horizonte/Vitória, duas passagens, e no sentido inverso, mais duas passagens.

Em média, um trem de passageiros da Vale possui sete vagões de classe econômica e dois vagões executivos. Como cada vagão possui 80 poltronas, cada comboio transporta normalmente 720 passageiros.
 

Mais noticias do caderno Cidades
30/07/2014
22:30
Licença ambiental definitiva da MG-760 fora da pauta do Copam

IPATINGA – Expectativa frustrada.
 
19:02
Festa Unificada da Educação em Timóteo neste fim de semana

TIMÓTEO - A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, realiza o 1° Festejando - Festa Unificada da Educação, envolvendo as escolas municipais e entidades conveniadas.
 
17:46
Canteiros são revitalizados em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Secretaria de Serviços Urbanos, está revitalizando vários canteiros centrais da cidade.
 
00:00
Dinheiro público desperdiçado diante dos olhos da população

IPATINGA – O que já parecia péssimo está ficando ainda pior.
 
29/07/2014
00:00
Ministério Público recomenda licitação para estacionamento rotativo

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou nessa segunda-feira (28), em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) 38/ 2014, que autoriza o Poder Executivo a delegar, mediante licitação, concessão onerosa para exploração de serviços de estacionamento rotativo em vias e logradouros públicos.
 
28/07/2014
21:00
Pimenta da Veiga defende união contra a criminalidade

DA REDAÇÃO - O descaso do governo federal em relação ao policiamento das fronteiras brasileiras, que vem permitindo a livre entrada, no país, de drogas e armas, está sendo denunciado pelo candidato a governador da coligação Todos por Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), durante a campanha eleitoral.
 
20:28
Câmara de Ipatinga aprova projeto que beneficia deficientes em programas de habitação

IPATINGA - Quinze projetos de lei foram aprovados na reunião ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (28).
 
27/07/2014
01:59
Famosos assinam camisa que será doada à Casa da Esperança

IPATINGA – Dezenas de famosos, entre eles jogadores de futebol, cantores e outros artistas assinaram uma camisa do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), que foi colocada em um quadro, que será doado à Casa da Esperança, um dos projetos do Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC), que funciona no bairro Vila Formosa.
 
26/07/2014
00:00
Conheça as novas regras para se construir em Ipatinga

IPATINGA – Sancionado no mês passado, o Plano Diretor de Ipatinga garante o ordenamento urbano do município para os próximos seis anos.
 
25/07/2014
16:15
Insegurança deixa moradores do Horto e Santa Mônica apavorados

IPATINGA – Moradores dos bairros Horto e Santa Mônica estão apavorados com a onda de criminalidade que vem afetando as duas comunidades recentemente, principalmente à noite.