PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 15C   Max: 27C
Ipatinga
Min: 14C   Max: 27C
Santana do Paraíso
Min: 14C   Max: 27C
Timóteo
Min: 14C   Max: 27C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
11/01/2007 - 00:00

Procura por passagens gratuitas de idosos ainda é pequena


IPATINGA – Um dia depois do Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a liminar que impedia um número restrito de idosos com mais de 60 anos viajarem de ônibus interestaduais gratuitamente, a procura por estas passagens na tarde desta quinta-feira (11), na rodoviária de Ipatinga, ainda era pequena. Mas, segundo a funcionária de uma empresa de ônibus, o movimento tende a aumentar muito nos próximos dias, depois de uma maior divulgação da medida judicial na mídia.

Nos guichês das empresas Itapemirim e Rio Doce, as passagens de idosos já estavam liberadas na tarde desta quinta-feira. Entretanto, na bilheteria conjunta das empresas Gontijo e São Geraldo, o funcionário de atendimento informou que aguardava o novo modelo das passagens de idosos para liberar o deslocamento gratuito das pessoas com mais de 60 anos e renda de até R$ 700.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para viagens inferiores a 500 quilômetros, o idoso deverá adquirir a passagem com desconto de 50%, num prazo máximo de seis horas antes da viagem. Nas viagens com distância superior a 500 quilômetros, o prazo de antecedência é de 12 horas.

As empresas devem oferecer, por veículo, dois assentos gratuitos, e os demais com desconto. O idoso que não conseguir a passagem gratuita deve reclamar à ouvidoria da ANTT através do telefone 0800-610300. A empresa que não fornecer a passagem ou se recusar a dar o desconto de 50% está sujeita a multa de R$ 2.877,93.

 

Trens

Mesmo com as liminares que impediram os idosos de viajarem gratuitamente, os trens da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) continuaram liberando tais deslocamentos. No entanto, ao contrário das empresas de ônibus, que disponibilizam duas poltronas por veículo, a CVRD libera apenas duas passagens (classe econômica) por trechos, ou seja, pela viagem Belo Horizonte/Vitória, duas passagens, e no sentido inverso, mais duas passagens.

Em média, um trem de passageiros da Vale possui sete vagões de classe econômica e dois vagões executivos. Como cada vagão possui 80 poltronas, cada comboio transporta normalmente 720 passageiros.
 

Mais noticias do caderno Cidades
22/07/2014
00:00
Encher o tanque “até a boca” será proibido em Ipatinga

IPATINGA – Embora seja uma prática comum para muitos condutores de veículos, a atitude de pedir ao frentista para encher o tanque de combustível até quase transbordar, mesmo depois que a trava de segurança da bomba é acionada, gera prejuízos ao meio ambiente, à saúde do frentista e ao próprio veículo.
 
21/07/2014
20:00
Chames Salles Rollim, de 97 anos, receberá diploma de bacharel em Direito dia 7

IPATINGA – Notícia em âmbito nacional, a estudante de Direito, Chames Salles Rolim, de 97 anos, será homenageada pela Câmara Municipal de Ipatinga.
 
20/07/2014
00:17
Prefeitura de Ipatinga apresenta obras do Compor

DA REDAÇÃO - A Prefeitura de Ipatinga realiza, a partir segunda-feira (21) até a última semana do mês, uma série de reuniões com os membros dos Conselhos Regionais do Orçamento (CRO).
 
00:05
Fabriciano renova fornecimento de produtos com agricultores do Cocais

FABRICIANO – Produtores rurais de Coronel Fabriciano têm, mais uma vez, a oportunidade de fornecer alimentos para a merenda escolar do município.
 
00:00
Prefeitura de Timóteo realiza 1° seminário sobre trabalho em rede

DA REDAÇÃO - Com a finalidade de divulgar e fortalecer o trabalho realizado pelas pastas, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Tutelar de Timóteo, realiza nesta terça-feira, 22, o I Seminário “Serviços socioassistenciais, Saúde e Educação ampliando e fortalecendo o trabalho em rede”.
 
00:00
Lei das Domésticas: penalização para empregadores começará em agosto

DA REDAÇÃO - As penalidades para quem não se adaptar à Lei das Domésticas passarão a vigorar a partir do dia 7 de agosto.
 
19/07/2014
19:00
Protesto e revolta na MG-760

MARLIÉRIA – Cerca de 600 cavaleiros e amazonas de diversas partes da região marcaram presença na 11ª Romaria Ecológica Diocesana Bispo Dom Helvécio – Timóteo, em comemoração aos 70 anos de fundação do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), na manhã e tarde desse sábado (19).
 
18/07/2014
21:00
Manifestantes protestam na MG-760 neste sábado

DA REDAÇÃO – Centenas de romeiros que vão se concentrar com destino ao Parque Estadual do Rio Doce (Perd), na manhã deste sábado (19), para a tradicional Romaria Ecológica que comemora o aniversário do Perd, devem se deparar com centenas de manifestantes que vão fechar os acessos à MG-760, rodovia que liga o Vale do Aço à Zona da Mata.
 
19:13
Serra dos Cocais recebe 12ª Noite da Prosa

FABRICIANO – Considerado um dos eventos mais tradicionais da Serra dos Cocais, zona rural de Coronel Fabriciano, a Noite da Prosa chega a 12ª edição.
 
19:09
Fabriciano recebe 4ª Encontro de Bandas de Música neste domingo

FABRICIANO – Coronel Fabriciano recebe, neste domingo (20), a 4ª edição do Projeto Oiti Instrumental - Encontro de Bandas de Música.