PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 22C   Max: 29C
Ipatinga
Min: 22C   Max: 29C
Santana do Paraíso
Min: 21C   Max: 29C
Timóteo
Min: 21C   Max: 28C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
11/05/2007 - 00:00

Zoonose espera imunizar 17 mil animais em Ipatinga


Campanha de vacinação contra a raiva começa na segunda-feira


IPATINGA – Os moradores de Ipatinga que possuem cães ou gatos com mais de três meses de idade já podem se preparar para o combate à raiva. A Secretaria Municipal de Saúde dará início na próxima segunda-feira (14) à primeira etapa da campanha de vacinação anti-rábica animal.


Esta será a segunda vez na história do município que a campanha terá duração superior a um dia. A previsão é de que entre os próximos dias 14 e 19, período de execução da campanha, cerca de 17 mil doses de vacina sejam distribuídas pelos agentes de saúde da prefeitura. O estoque de vacina disponível no município é de 20 mil doses.


Com o atendimento ampliado, a Secretaria de Saúde pretende aumentar o número de animais vacinados, ultrapassando o índice do ano passado, quando 14 mil animais da cidade receberam a vacina. A segunda etapa da vacinação será realizada no segundo semestre deste ano.


Apesar da inexistência em Ipatinga de registros de pessoas infectadas pela raiva, o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Fernando Anacleto, salienta a importância da cooperação de todos no combate à doença. “O vírus da Raiva em humanos pode levar à morte. Por isso, todos devem se conscientizar para a importância da vacinação dos cães e gatos, que são os principais transmissores da doença”, ressalta.


Durante todos os dias da campanha, será disponibilizado um posto de vacinação no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Simon Bolívar, 713, no bairro Cidade Nobre, junto à Suplan. Os atendimentos serão feitos de 8h às 17h.  

Objetivando um atendimento mais eficiente, a Secretaria de Saúde também disponibilizará diversos outros postos de vacinação distribuídos por todas as regionais da cidade. Eles funcionarão em datas específicas (ver tabela). Já no dia 19, serão instalados postos de vacinação em todos os bairros da cidade.

Além de divulgar a campanha através de anúncios em rádios e outdoors, a Secretaria de Saúde disponibilizará carros de som, que ficarão circulando nos bairros, avisando sobre as vacinações.


Zona rural


Após finalizar a etapa urbana, a Secretaria Municipal de Saúde dará seqüência à primeira etapa da campanha de vacinação anti-rábica animal junto às comunidades das zonas rurais e áreas estratégicos de Ipatinga. Na oportunidade, diferentemente da primeira semana da campanha, em que as doses de vacinas são distribuídas nos pontos de vacinação, a imunização será realizada de casa em casa.


Os sintomas da Raiva


A Raiva pode apresentar vários sinais clínicos, tornando-se difícil diferenciá-la de outras síndromes nervosas. Os sinais podem incluir alterações de comportamento, depressão, demência ou agressão, dilatação da pupila, fotofobia (sensibilidade a ambientes claros), falta de coordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula e déficit múltiplo de nervos cranianos, além de paralisias dos membros posteriores.


Em caso de registro de animais com esses sintomas, ou em qualquer caso de dúvida sobre o vírus da Raiva, a pessoa deverá entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone 3821-8383.

   

Postos de vacinação


Dia 14/05 – Segunda-feira

Praça do Bairro das Águas

Centro Comercial do Cariru

Praça Central do Bela Vista

Praça do bairro Imbaúbas

Praça do Santa Mônica

Sede do Lions Clube (Horto)

Praça entre as ruas Café Filho e Nilo Peçanha (Ideal)

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 15/05 – Terça-feira

Praça Central do Limoeiro

Chácaras Madalena (Igreja)

Coreto do bairro Recanto

Unidade de saúde do Esperança II (Av. Hortência)

Praça do bairro Esperança

Shopping do Vale do Aço

Mutirão 1º de Maio

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 16/05 – Quarta-feira

Unidade de saúde do bairro Bethânia

Praça Av. Galiléia (Canaã)

Praça rua Amós (Canaã)

Rancho do Peão (Caçula)

Quadra da rua Aracaju (Jardim Panorama)

Praça da rua Serra dos Cocais c/ av. JK (Jardim Panorama)

Nova Esperança

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 17/05 – Quinta-feira

Praça do bairro Vila Celeste

Início da Av. José Anatólio Barbosa (Vila Formosa)

Creche do Game

Alto da rua Araribóia

Praça da Escola Maria Rodrigues Barnabé (Iguaçu)

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 18/05 – Sexta-feira

Igreja Católica do bairro Caravelas

Praça Central do bairro Novo Cruzeiro

Parque das Águas

Praça antigo Campo do Bigode

Igreja Católica do Vila Ipanema

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 19/05 – Sábado

Unidade de Saúde do bairro Bethânia

Unidade Saúde Vale do Sol

Unidade Saúde Vila Celeste

Unidade de Saúde do Bom Jardim

Unidade Saúde Esperança

Unidade de Saúde Limoeiro

Unidade de Saúde Iguaçu

Unidade Saúde Veneza

Unidade Saúde Bom Retiro

Unidade Saúde Canaã

Unidade Saúde Vila Militar

Escola Municipal Chirlene Cristina (Bethânia)

Escola Estadual Chico Mendes (Bethânia)

Escola Estadual do Bairro Ideal

Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro (Limoeiro)

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Mais noticias do caderno Cidades
24/01/2015
10:13
Com maior arrecadação, FIA amplia atendimento em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou, nesta sexta-feira (23), o resultado da campanha de doações ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).
 
10:04
Tragédia da Apae: Justiça marca audiência de julgamento

IPATINGA – Após quatro anos de expectativa, a justiça enfim julgará o primeiro processo movido por uma das famílias que perderam parentes no trágico acidente que envolveu um ônibus que transportava alunos e funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ipatinga.
 
23/01/2015
08:13
Minas pode sofrer racionamento de água

DA REDAÇÃO – Em coletiva concedida à imprensa na tarde dessa quinta-feira (22) em Belo Horizonte, a presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna disse não descartar a possibilidade de racionamento e implementação de mecanismos tarifários para inibir o consumo abusivo da água em Minas Gerais.
 
08:05
Reviravolta garante mais dinheiro à LDI e à Liespe

IPATINGA – A verba pública a ser repassada para entidades sem fins lucrativos do município, por meio de convênio, será maior que a prevista anteriormente.
 
22/01/2015
22:30
Sol, calor e seca

IPATINGA – A esperança de chuva para o Vale do Aço está ficando cada vez mais distante.
 
09:24
Emendas são rejeitadas e oposição não poupa críticas ao governo em Ipatinga

IPATINGA – Na segunda reunião do ano, o plenário da Câmara de Vereadores aprovou, na tarde dessa quarta-feira (21), em segunda votação, a Lei Orçamentária Anual (LOA) – Projeto de Lei 104/2014 – que estima a receita e fixa a despesa do orçamento do município para 2015.
 
21/01/2015
13:35
Lei Orçamentária é aprovada e atenua sufoco do município de Ipatinga

IPATINGA – Na primeira sessão legislativa do ano, na tarde dessa terça-feira (20), o plenário da Câmara Municipal de Ipatinga aprovou o tão aguardado Projeto de Lei 104/2014, relativo à Lei Orçamentária Anual (LOA).
 
20/01/2015
20:57
Empregados da Usiminas Mecânica aprovam proposta da empresa

IPATINGA – Quase mil empregados da Usiminas Mecânica, que possui aproximadamente 1,3 mil funcionários, participaram de assembleia nessa terça-feira (20) para apreciarem a proposta da empresa referente à Campanha Salarial 2014/2015.
 
19/01/2015
21:09
Vale do Aço ainda pode ter um deputado federal na legislatura 2015-2018

DA REDAÇÃO – O vereador Roberto Carlos Muniz (PTdoB), de Ipatinga, foi diplomado no início da noite desta segunda-feira (19), como 2º suplente de deputado federal pela Coligação Mais Minas (PTdoB/ PRP/ PHS).
 
20:24
Vereadores preparados para nova eleição da Mesa Diretora de Ipaba

IPABA - O vereador Ebinho Pascoal (DEM) disse nesta segunda-feira (19) que a Mesa Diretora da Câmara de Ipaba, eleita no dia 23 de dezembro de 2014 e empossada no dia 1º de janeiro deste ano, vai se manter “unida e preparada” para uma nova disputa, após liminar concedida pelo juiz Fábio Torres de Souza determinando a realização de uma nova eleição na casa legislativa.