PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 21C   Max: 31C
Ipatinga
Min: 21C   Max: 31C
Santana do Paraíso
Min: 21C   Max: 30C
Timóteo
Min: 20C   Max: 30C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
11/05/2007 - 00:00

Zoonose espera imunizar 17 mil animais em Ipatinga


Campanha de vacinação contra a raiva começa na segunda-feira


IPATINGA – Os moradores de Ipatinga que possuem cães ou gatos com mais de três meses de idade já podem se preparar para o combate à raiva. A Secretaria Municipal de Saúde dará início na próxima segunda-feira (14) à primeira etapa da campanha de vacinação anti-rábica animal.


Esta será a segunda vez na história do município que a campanha terá duração superior a um dia. A previsão é de que entre os próximos dias 14 e 19, período de execução da campanha, cerca de 17 mil doses de vacina sejam distribuídas pelos agentes de saúde da prefeitura. O estoque de vacina disponível no município é de 20 mil doses.


Com o atendimento ampliado, a Secretaria de Saúde pretende aumentar o número de animais vacinados, ultrapassando o índice do ano passado, quando 14 mil animais da cidade receberam a vacina. A segunda etapa da vacinação será realizada no segundo semestre deste ano.


Apesar da inexistência em Ipatinga de registros de pessoas infectadas pela raiva, o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Fernando Anacleto, salienta a importância da cooperação de todos no combate à doença. “O vírus da Raiva em humanos pode levar à morte. Por isso, todos devem se conscientizar para a importância da vacinação dos cães e gatos, que são os principais transmissores da doença”, ressalta.


Durante todos os dias da campanha, será disponibilizado um posto de vacinação no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Simon Bolívar, 713, no bairro Cidade Nobre, junto à Suplan. Os atendimentos serão feitos de 8h às 17h.  

Objetivando um atendimento mais eficiente, a Secretaria de Saúde também disponibilizará diversos outros postos de vacinação distribuídos por todas as regionais da cidade. Eles funcionarão em datas específicas (ver tabela). Já no dia 19, serão instalados postos de vacinação em todos os bairros da cidade.

Além de divulgar a campanha através de anúncios em rádios e outdoors, a Secretaria de Saúde disponibilizará carros de som, que ficarão circulando nos bairros, avisando sobre as vacinações.


Zona rural


Após finalizar a etapa urbana, a Secretaria Municipal de Saúde dará seqüência à primeira etapa da campanha de vacinação anti-rábica animal junto às comunidades das zonas rurais e áreas estratégicos de Ipatinga. Na oportunidade, diferentemente da primeira semana da campanha, em que as doses de vacinas são distribuídas nos pontos de vacinação, a imunização será realizada de casa em casa.


Os sintomas da Raiva


A Raiva pode apresentar vários sinais clínicos, tornando-se difícil diferenciá-la de outras síndromes nervosas. Os sinais podem incluir alterações de comportamento, depressão, demência ou agressão, dilatação da pupila, fotofobia (sensibilidade a ambientes claros), falta de coordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula e déficit múltiplo de nervos cranianos, além de paralisias dos membros posteriores.


Em caso de registro de animais com esses sintomas, ou em qualquer caso de dúvida sobre o vírus da Raiva, a pessoa deverá entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone 3821-8383.

   

Postos de vacinação


Dia 14/05 – Segunda-feira

Praça do Bairro das Águas

Centro Comercial do Cariru

Praça Central do Bela Vista

Praça do bairro Imbaúbas

Praça do Santa Mônica

Sede do Lions Clube (Horto)

Praça entre as ruas Café Filho e Nilo Peçanha (Ideal)

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 15/05 – Terça-feira

Praça Central do Limoeiro

Chácaras Madalena (Igreja)

Coreto do bairro Recanto

Unidade de saúde do Esperança II (Av. Hortência)

Praça do bairro Esperança

Shopping do Vale do Aço

Mutirão 1º de Maio

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 16/05 – Quarta-feira

Unidade de saúde do bairro Bethânia

Praça Av. Galiléia (Canaã)

Praça rua Amós (Canaã)

Rancho do Peão (Caçula)

Quadra da rua Aracaju (Jardim Panorama)

Praça da rua Serra dos Cocais c/ av. JK (Jardim Panorama)

Nova Esperança

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 17/05 – Quinta-feira

Praça do bairro Vila Celeste

Início da Av. José Anatólio Barbosa (Vila Formosa)

Creche do Game

Alto da rua Araribóia

Praça da Escola Maria Rodrigues Barnabé (Iguaçu)

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 18/05 – Sexta-feira

Igreja Católica do bairro Caravelas

Praça Central do bairro Novo Cruzeiro

Parque das Águas

Praça antigo Campo do Bigode

Igreja Católica do Vila Ipanema

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 19/05 – Sábado

Unidade de Saúde do bairro Bethânia

Unidade Saúde Vale do Sol

Unidade Saúde Vila Celeste

Unidade de Saúde do Bom Jardim

Unidade Saúde Esperança

Unidade de Saúde Limoeiro

Unidade de Saúde Iguaçu

Unidade Saúde Veneza

Unidade Saúde Bom Retiro

Unidade Saúde Canaã

Unidade Saúde Vila Militar

Escola Municipal Chirlene Cristina (Bethânia)

Escola Estadual Chico Mendes (Bethânia)

Escola Estadual do Bairro Ideal

Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro (Limoeiro)

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Mais noticias do caderno Cidades
31/10/2014
00:15
Vai uma farofa de tanajura aí?

IPATINGA – Raridade em várias regiões, o içá, conhecido popularmente como tanajura, está em alta nesta época do ano.
 
00:10
Parque Linear vai reassentar cerca de 190 famílias, mas não há prazo

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano agendou para novembro o simpósio que irá apresentar às famílias beneficiadas o Plano de Reassentamento do Parque Linear.
 
30/10/2014
20:41
Prova do Enem também exige preparo psicológico e emocional

IPATINGA – O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 chegou a 9,519 milhões, conforme dados do Ministério da Educação.
 
10:39
Fabriciano realiza intervenções no cemitério para Dia de Finados

 FABRICIANO – As secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de Obras Públicas da Prefeitura de Coronel Fabriciano já estão realizando intervenções no cemitério municipal para o Dia de Finados.
 
10:37
Estudo permitirá um aprofundamento técnico sobre as áreas de risco em Timóteo

TIMÓTEO - Na manhã desta quarta-feira (29), a equipe de geólogos, engenheiros e técnicos da Empresa Thalweg Consultoria e Projetos Geológicos, contratada pelo Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil Municipal, estiveram reunidos na Prefeitura de Timóteo.
 
10:34
Aperam abre as inscrições para Programa de Aprendiz de Ofício

TIMÓTEO - Nesta quinta-feira (30), Aperam South America abre as inscrições para o Programa Aprendiz de Ofício 2015, com 20 vagas para o curso de Operador de Processos Siderúrgicos e 20 vagas para o curso de Manutenção Mecânica Industrial.
 
10:29
Usiminas registra prejuízo de R$ 24 milhões no terceiro trimestre

DA REDAÇÃO - A queda do consumo de aços planos no Brasil – estimada em 5% no terceiro trimestre de 2014 (3T14) em relação ao trimestre anterior – e os efeitos cambiais causados pela desvalorização do dólar impactaram os resultados da Usiminas.
 
10:24
Ipatinga reduz focos da dengue e do chikungunya

IPATINGA - As ações de combate à dengue e ao mosquito transmissor da doença continuam surtindo efeito positivo em Ipatinga.
 
01:14
Comissões aprovam emendas ao Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo em Ipatinga

IPATINGA - Em reunião conjunta na tarde desta sexta-feira (24/10), as Comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e de Urbanismo deram parecer favorável a uma série de emendas ao projeto de lei que trata sobre o uso e ocupação do solo.
 
00:59
Emendas de vereador valorizam igrejas em Ipatinga

IPATINGA - O vereador Nilson Lucas – Nilsinho (PMDB) esclareceu nessa quarta-feira (29) as razões que o levaram a apresentar emendas ao Projeto de Lei de nº 83/2014, que trata do Uso e Ocupação do Solo em Ipatinga e é complementar ao Plano Diretor do município.