PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 17C   Max: 32C
Ipatinga
Min: 17C   Max: 34C
Santana do Paraíso
Min: 17C   Max: 35C
Timóteo
Min: 17C   Max: 34C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
11/05/2007 - 00:00

Zoonose espera imunizar 17 mil animais em Ipatinga


Campanha de vacinação contra a raiva começa na segunda-feira


IPATINGA – Os moradores de Ipatinga que possuem cães ou gatos com mais de três meses de idade já podem se preparar para o combate à raiva. A Secretaria Municipal de Saúde dará início na próxima segunda-feira (14) à primeira etapa da campanha de vacinação anti-rábica animal.


Esta será a segunda vez na história do município que a campanha terá duração superior a um dia. A previsão é de que entre os próximos dias 14 e 19, período de execução da campanha, cerca de 17 mil doses de vacina sejam distribuídas pelos agentes de saúde da prefeitura. O estoque de vacina disponível no município é de 20 mil doses.


Com o atendimento ampliado, a Secretaria de Saúde pretende aumentar o número de animais vacinados, ultrapassando o índice do ano passado, quando 14 mil animais da cidade receberam a vacina. A segunda etapa da vacinação será realizada no segundo semestre deste ano.


Apesar da inexistência em Ipatinga de registros de pessoas infectadas pela raiva, o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Fernando Anacleto, salienta a importância da cooperação de todos no combate à doença. “O vírus da Raiva em humanos pode levar à morte. Por isso, todos devem se conscientizar para a importância da vacinação dos cães e gatos, que são os principais transmissores da doença”, ressalta.


Durante todos os dias da campanha, será disponibilizado um posto de vacinação no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Simon Bolívar, 713, no bairro Cidade Nobre, junto à Suplan. Os atendimentos serão feitos de 8h às 17h.  

Objetivando um atendimento mais eficiente, a Secretaria de Saúde também disponibilizará diversos outros postos de vacinação distribuídos por todas as regionais da cidade. Eles funcionarão em datas específicas (ver tabela). Já no dia 19, serão instalados postos de vacinação em todos os bairros da cidade.

Além de divulgar a campanha através de anúncios em rádios e outdoors, a Secretaria de Saúde disponibilizará carros de som, que ficarão circulando nos bairros, avisando sobre as vacinações.


Zona rural


Após finalizar a etapa urbana, a Secretaria Municipal de Saúde dará seqüência à primeira etapa da campanha de vacinação anti-rábica animal junto às comunidades das zonas rurais e áreas estratégicos de Ipatinga. Na oportunidade, diferentemente da primeira semana da campanha, em que as doses de vacinas são distribuídas nos pontos de vacinação, a imunização será realizada de casa em casa.


Os sintomas da Raiva


A Raiva pode apresentar vários sinais clínicos, tornando-se difícil diferenciá-la de outras síndromes nervosas. Os sinais podem incluir alterações de comportamento, depressão, demência ou agressão, dilatação da pupila, fotofobia (sensibilidade a ambientes claros), falta de coordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula e déficit múltiplo de nervos cranianos, além de paralisias dos membros posteriores.


Em caso de registro de animais com esses sintomas, ou em qualquer caso de dúvida sobre o vírus da Raiva, a pessoa deverá entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone 3821-8383.

   

Postos de vacinação


Dia 14/05 – Segunda-feira

Praça do Bairro das Águas

Centro Comercial do Cariru

Praça Central do Bela Vista

Praça do bairro Imbaúbas

Praça do Santa Mônica

Sede do Lions Clube (Horto)

Praça entre as ruas Café Filho e Nilo Peçanha (Ideal)

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 15/05 – Terça-feira

Praça Central do Limoeiro

Chácaras Madalena (Igreja)

Coreto do bairro Recanto

Unidade de saúde do Esperança II (Av. Hortência)

Praça do bairro Esperança

Shopping do Vale do Aço

Mutirão 1º de Maio

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 16/05 – Quarta-feira

Unidade de saúde do bairro Bethânia

Praça Av. Galiléia (Canaã)

Praça rua Amós (Canaã)

Rancho do Peão (Caçula)

Quadra da rua Aracaju (Jardim Panorama)

Praça da rua Serra dos Cocais c/ av. JK (Jardim Panorama)

Nova Esperança

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 17/05 – Quinta-feira

Praça do bairro Vila Celeste

Início da Av. José Anatólio Barbosa (Vila Formosa)

Creche do Game

Alto da rua Araribóia

Praça da Escola Maria Rodrigues Barnabé (Iguaçu)

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 18/05 – Sexta-feira

Igreja Católica do bairro Caravelas

Praça Central do bairro Novo Cruzeiro

Parque das Águas

Praça antigo Campo do Bigode

Igreja Católica do Vila Ipanema

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)


Dia 19/05 – Sábado

Unidade de Saúde do bairro Bethânia

Unidade Saúde Vale do Sol

Unidade Saúde Vila Celeste

Unidade de Saúde do Bom Jardim

Unidade Saúde Esperança

Unidade de Saúde Limoeiro

Unidade de Saúde Iguaçu

Unidade Saúde Veneza

Unidade Saúde Bom Retiro

Unidade Saúde Canaã

Unidade Saúde Vila Militar

Escola Municipal Chirlene Cristina (Bethânia)

Escola Estadual Chico Mendes (Bethânia)

Escola Estadual do Bairro Ideal

Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro (Limoeiro)

Shopping do Vale do Aço

Centro de Controle de Zoonoses (Cidade Nobre)

 

Mais noticias do caderno Cidades
20/09/2014
13:37
Pimenta da Veiga defende parceria que possa dinamizar o aeroporto da Usiminas

IPATINGA – Na visita que fez ao Vale do Aço neste sábado (20), o candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), falou sobre a intenção do seu eventual governo para com o Aeroporto da Usiminas, em Santana do Paraíso, onde ele desembarcou nesta manhã acompanhando do candidato à presidência da República, Aécio Neves, do candidato ao Senado, Antonio Anastasia (ex-governador) e do deputado federal Alexandre Silveira, 1º suplente de Anastasia.
 
13:22
Em Ipatinga, Aécio fala em implantar Universidade Federal no Vale do Aço

IPATINGA – Em visita ao Vale do Aço na manhã deste sábado (20), o candidato à presidência da República, Aécio Neves, o candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, e ao Senado, Antonio Anastasia, visitaram Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.
 
19/09/2014
22:15
Vale do Aço teve importância reconhecida no governo em Minas

DA REDAÇÃO - Reconhecida como uma das regiões que mais contribuem para a economia de Minas Gerais, o Vale do Aço se destaca pela sua importância no desenvolvimento do Estado e do País.
 
15:40
Em Antônio Dias, escavações de túneis vão se encontrar antes do Natal

ANTÔNIO DIAS – Cerca de 300 operários estão trabalhando em regime de três turnos na construção de dois túneis paralelos no Km 288 da BR-381, em Antônio Dias.
 
00:00
Aécio Neves concede entrevista ao JVA

.
 
18/09/2014
22:08
Prefeitura de Fabriciano anuncia novo concurso para Educação

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano publicou retificações aos editais dos concursos públicos da Administração e Saúde.
 
15:01
Ciclo Sesc movimenta Ipatinga

IPATINGA – Passeio ciclístico não-competitivo, o “Ciclo Sesc” é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
 
14:12
Funcionários dos Correios deflagram greve em Ipatinga

IPATINGA – Empregados dos Correios deflagraram greve por tempo indeterminado em Ipatinga, na manhã dessa quinta-feira (18).
 
00:00
Equipamentos do Olho Vivo são retirados de Ipatinga

IPATINGA – A Fundação Guimarães Rosa, com sede em Belo Horizonte, concluiu nessa quarta-feira (17) a última fase da retirada dos equipamentos do sistema Olho Vivo em Ipatinga.
 
17/09/2014
23:00
Promotoria de Justiça vai coibir abusos de escolas particulares

IPATINGA – Tendo em vista o início das matrículas para o ano letivo de 2015 e a proximidade da renovação de matrículas, a 7ª Promotoria de Justiça de Ipatinga está recomendado às escolas particulares de ensino básico dos municípios da Comarca de Ipatinga adequações quanto à cobrança e divulgação de lista de materiais escolares e venda de uniformes, tendo em vista o previsto na Lei Estadual 16.