PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 25C   Max: 32C
Ipatinga
Min: 25C   Max: 32C
Santana do Paraíso
Min: 24C   Max: 32C
Timóteo
Min: 24C   Max: 32C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
03/09/2013 - 00:00

Trabalhadores cobram na Justiça diferenças do FGTS


DA REDAÇÃO - Até 1967, todo trabalhador que completasse dez anos de trabalho na mesma empresa tinha direito à estabilidade naquele emprego. Para acabar com esse benefício foi criado o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O argumento de quem defendia esse Fundo era de que ele formaria uma reserva. Essa espécie de poupança serviria para auxiliar o empregado nos casos de desemprego, aposentadoria, invalidez ou até mesmo na compra de imóvel.
O FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador e é depositado mensalmente pela empresa em uma conta vinculada do empregado. O montante seria acrescido de juros. Além disso, para não perder valor devido à inflação, foram criados vários mecanismos para corrigi-lo. Um desses instrumentos foi a Taxa Referencial (TR) criada em 1991, pelo então presidente Collor.
No entanto, o valor da TR vem caindo desde a sua criação chegando a 0 (zero), em 2013.  Com isso, os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS vêm sendo corrigidos abaixo da inflação, causando prejuízos ao trabalhador.  
Para recuperar esses prejuízos, alguns sindicatos, como o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), entram na justiça contra a Caixa. O advogado Sérgio Andrade, do escritório que presta assessoria jurídica ao SECI e outros sindicatos profissionais da região (Metasita, Sind-UTE, Sintserpi, Sinttrocel, Seethur), explica como funciona esse processo.

Quem tem direito a essa diferença do FGTS?
Sérgio Andrade – Todos os trabalhadores que têm ou tiveram depósitos na conta vinculada do FGTS no período de janeiro de 1999 até hoje. Mesmo aqueles que não trabalharam durante todo esse período ou que já tenham feito o saque em seu Fundo. Mas esse processo vai ser mais compensador apenas para aqueles têm ou tiveram um saldo expressivo na conta vinculada do FGTS.  

Qual é o valor da correção?
Sérgio Andrade – Serão cobradas todas as diferenças entre a Taxa Referencial (TR) e o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC), podendo chegar a uma diferença de 88,3% do valor depositado na conta vinculada do FGTS.

Quais documentos necessários para iniciar o processo?
Sérgio Andrade – CTPS, CPF, Identidade, PIS, comprovante de endereço e extrato analítico do FGTS.

Quanto tempo, em média, pode demorar a decisão?
Sérgio Andrade – Por se tratar de processo movido em face da Caixa Econômica Federal é algo demorado. O tempo médio para conseguir uma decisão final é de seis anos (tanto para mais quanto para menos).

 

Mais noticias do caderno Cidades
18/04/2014
00:00
Lideranças do Bela Vista querem alteração no Plano Diretor de Ipatinga

IPATINGA – Lideranças do bairro Bela Visa, que possui aproximadamente quatro mil habitantes, estão se mobilizando para propor mudanças no mapa inicial do projeto de revisão do Plano Diretor de Ipatinga, que deve ser votado em breve pela Câmara de Vereadores.
 
00:00
Mensagem do Executivo protela votação do Plano Diretor de Ipatinga

IPATINGA – Uma mensagem modificativa ao projeto de revisão do Plano Diretor de Ipatinga, enviada pelo Executivo à Câmara Municipal, no fim da tarde de quarta-feira (16), deve atrasar um pouco mais a votação da matéria pelo Legislativo.
 
17/04/2014
22:00
Aciati entrega kits da campanha ‘Amor em Dose Dupla’

DA REDAÇÃO - Os kits da Campanha Amor em Dose Dupla – “Mães e Namorados, Unidos Numa Só Paixão”, estão disponíveis desde quinta (17), na sede da Aciati-CDL, em Timóteo.
 
22:00
Atividade econômica cresce 4,4% em fevereiro

DA REDAÇÃO – A atividade econômica brasileira avançou 4,4% em fevereiro de 2014 na comparação com o mesmo mês do ano passado.
 
21:00
Vacinação contra gripe vai começar no dia 23

DA REDAÇÃO - A partir da próxima quarta-feira (23), a Secretaria de Saúde de Ipatinga inicia a campanha de vacinação contra a gripe.
 
21:00
Conseps solicitam apoio à campanha contra esmolas

DA REDAÇÃO - Uma reunião entre a diretoria do Conselho Municipal de Segurança Pública do Centro (Consep I) e o secretário de Segurança Pública e Convivência Cidadã, Leonardo Miranda, serviu para que o novo titular da pasta tomasse conhecimento do estágio em que se encontra a campanha “Não dê esmola.
 
14:35
Resíduos: oportunidade de negócios

DA REDAÇÃO - Dezenas de oportunidades de negócios a partir de resíduos foram ofertadas durante o II Workshop do Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI).
 
00:00
Após pressão, Restaurante Popular pode ser reaberto

DA REDAÇÃO - O município de Ipatinga está em processo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisans), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
 
16/04/2014
23:00
Emenda é derrubada e Liespe vai celebrar convênio de R$ 690 mil

IPATINGA – Em reunião extraordinária realizada na tarde dessa quarta-feira (16), o plenário da Câmara Municipal de Ipatinga não aprovou a emenda 04 ao Projeto de Lei 06/2014, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a destinação de recursos para entidades privadas sem fins lucrativos, entre elas a Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe), alvo de acusações.
 
22:00
PMBO faz seminário para implementar Lei de incentivo a micro e pequena empresa

DA REDAÇÃO - A Prefeitura de Belo Oriente, em parceria com o Sebrae-MG, promoveu nessa segunda e terça-feira um seminário interno de implementação da Lei Geral das micro e pequenas empresas.