PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 23C   Max: 33C
Ipatinga
Min: 23C   Max: 33C
Santana do Paraíso
Min: 22C   Max: 32C
Timóteo
Min: 23C   Max: 33C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
03/09/2013 - 00:00

Trabalhadores cobram na Justiça diferenças do FGTS


DA REDAÇÃO - Até 1967, todo trabalhador que completasse dez anos de trabalho na mesma empresa tinha direito à estabilidade naquele emprego. Para acabar com esse benefício foi criado o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O argumento de quem defendia esse Fundo era de que ele formaria uma reserva. Essa espécie de poupança serviria para auxiliar o empregado nos casos de desemprego, aposentadoria, invalidez ou até mesmo na compra de imóvel.
O FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador e é depositado mensalmente pela empresa em uma conta vinculada do empregado. O montante seria acrescido de juros. Além disso, para não perder valor devido à inflação, foram criados vários mecanismos para corrigi-lo. Um desses instrumentos foi a Taxa Referencial (TR) criada em 1991, pelo então presidente Collor.
No entanto, o valor da TR vem caindo desde a sua criação chegando a 0 (zero), em 2013.  Com isso, os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS vêm sendo corrigidos abaixo da inflação, causando prejuízos ao trabalhador.  
Para recuperar esses prejuízos, alguns sindicatos, como o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), entram na justiça contra a Caixa. O advogado Sérgio Andrade, do escritório que presta assessoria jurídica ao SECI e outros sindicatos profissionais da região (Metasita, Sind-UTE, Sintserpi, Sinttrocel, Seethur), explica como funciona esse processo.

Quem tem direito a essa diferença do FGTS?
Sérgio Andrade – Todos os trabalhadores que têm ou tiveram depósitos na conta vinculada do FGTS no período de janeiro de 1999 até hoje. Mesmo aqueles que não trabalharam durante todo esse período ou que já tenham feito o saque em seu Fundo. Mas esse processo vai ser mais compensador apenas para aqueles têm ou tiveram um saldo expressivo na conta vinculada do FGTS.  

Qual é o valor da correção?
Sérgio Andrade – Serão cobradas todas as diferenças entre a Taxa Referencial (TR) e o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC), podendo chegar a uma diferença de 88,3% do valor depositado na conta vinculada do FGTS.

Quais documentos necessários para iniciar o processo?
Sérgio Andrade – CTPS, CPF, Identidade, PIS, comprovante de endereço e extrato analítico do FGTS.

Quanto tempo, em média, pode demorar a decisão?
Sérgio Andrade – Por se tratar de processo movido em face da Caixa Econômica Federal é algo demorado. O tempo médio para conseguir uma decisão final é de seis anos (tanto para mais quanto para menos).


Mais noticias do caderno Cidades
20/10/2014
21:51
Maioria dos vereadores de Ipatinga apoia Aécio Neves

Onze dos dezenove vereadores da Câmara Municipal de Ipatinga se reuniram na sala da presidência, na tarde desta segunda-feira, para reiterar o apoio à candidatura de Aécio Neves no segundo turno das eleições para a presidência da república.
 
21:44
Febre chikungunya é confirmada em Fabriciano; Ipatinga tem caso suspeito

Além da dengue, Ipatinga também segue em alerta contra outra doença: a febre chikungunya.
 
20:32
Comemorar o quê?

IPATINGA – Em visita ao Vale do Aço nessa segunda-feira (20), a menos de uma semana do segundo turno da eleição presidencial, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, visitou pela primeira vez a obra de duplicação da BR-381.
 
19/10/2014
17:14
Aécio desfila com artistas ao som de funk e Hino Nacional

DA REDAÇÃO – Uma grande passeata “cívica” ao som de funk, mas com direito a Hino Nacional, cachorrinhos de colo, adesivos anti-Dilma e a presença de celebridades marcou neste domingo, no Rio de Janeiro, a semana final da campanha de segundo turno do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves.
 
17:11
Dilma admite que houve desvio de dinheiro da Petrobras

DA REDAÇÃO – A presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), admitiu nesse sábado que houve desvio de dinheiro da Petrobras.
 
16:52
Quer adaptar seu corpo ao horário de verão?

DA REDAÇÃO – As horas a menos para descansar durante o horário de verão – que começou a 0h deste domingo – geram um desgaste natural, acentuado pela adaptação inicial ao relógio.
 
18/10/2014
12:57
Juiz determina que festa em boate de Ipatinga não “desdenhe” de culto católico

IPATINGA – Em decisão proferida na noite desta sexta-feira (17), o juiz Thiago Grazziane Gandra, da Primeira Vara Cível da Comarca de Ipatinga, determinou que a festa marcada 23h deste sábado (18) na boate Scenarium, no bairro Cidade Nobre, não faça nenhuma alusão ao culto católico.
 
10:05
Nomeação de Castello Branco causa indignação no Vale do Aço

O ex-presidente da Usiminas, Marco Antônio Castello Branco, voltou a virar assunto nas ruas do Vale do Aço.
 
08:58
Novas passagens elevadas para pedestres em Fabriciano

FABRICIANO – Com o objetivo de facilitar a travessia de pedestres, duas novas passagens elevadas estão sendo instaladas no município, ambas na avenida Tancredo de Almeida Neves, no trecho municipalizado da BR-381.
 
17/10/2014
19:52
Festa marcada para este sábado revolta católicos em Ipatinga

IPATINGA – Uma festa marcada para as 23h deste sábado (18), na boate Scenarium, no bairro Cidade Nobre, está sendo motivo de revolta para muitos católicos.