PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 24C   Max: 32C
Ipatinga
Min: 24C   Max: 32C
Santana do Paraíso
Min: 24C   Max: 32C
Timóteo
Min: 24C   Max: 31C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
03/09/2013 - 00:00

Trabalhadores cobram na Justiça diferenças do FGTS


DA REDAÇÃO - Até 1967, todo trabalhador que completasse dez anos de trabalho na mesma empresa tinha direito à estabilidade naquele emprego. Para acabar com esse benefício foi criado o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O argumento de quem defendia esse Fundo era de que ele formaria uma reserva. Essa espécie de poupança serviria para auxiliar o empregado nos casos de desemprego, aposentadoria, invalidez ou até mesmo na compra de imóvel.
O FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador e é depositado mensalmente pela empresa em uma conta vinculada do empregado. O montante seria acrescido de juros. Além disso, para não perder valor devido à inflação, foram criados vários mecanismos para corrigi-lo. Um desses instrumentos foi a Taxa Referencial (TR) criada em 1991, pelo então presidente Collor.
No entanto, o valor da TR vem caindo desde a sua criação chegando a 0 (zero), em 2013.  Com isso, os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS vêm sendo corrigidos abaixo da inflação, causando prejuízos ao trabalhador.  
Para recuperar esses prejuízos, alguns sindicatos, como o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), entram na justiça contra a Caixa. O advogado Sérgio Andrade, do escritório que presta assessoria jurídica ao SECI e outros sindicatos profissionais da região (Metasita, Sind-UTE, Sintserpi, Sinttrocel, Seethur), explica como funciona esse processo.

Quem tem direito a essa diferença do FGTS?
Sérgio Andrade – Todos os trabalhadores que têm ou tiveram depósitos na conta vinculada do FGTS no período de janeiro de 1999 até hoje. Mesmo aqueles que não trabalharam durante todo esse período ou que já tenham feito o saque em seu Fundo. Mas esse processo vai ser mais compensador apenas para aqueles têm ou tiveram um saldo expressivo na conta vinculada do FGTS.  

Qual é o valor da correção?
Sérgio Andrade – Serão cobradas todas as diferenças entre a Taxa Referencial (TR) e o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC), podendo chegar a uma diferença de 88,3% do valor depositado na conta vinculada do FGTS.

Quais documentos necessários para iniciar o processo?
Sérgio Andrade – CTPS, CPF, Identidade, PIS, comprovante de endereço e extrato analítico do FGTS.

Quanto tempo, em média, pode demorar a decisão?
Sérgio Andrade – Por se tratar de processo movido em face da Caixa Econômica Federal é algo demorado. O tempo médio para conseguir uma decisão final é de seis anos (tanto para mais quanto para menos).

 

Mais noticias do caderno Cidades
24/04/2014
16:43
Unidades de saúde no “Dia D” contra a gripe

DA REDAÇÃO - Para garantir a imunização vacinal aos grupos prioritários da campanha, a Secretaria de Saúde de Ipatinga realiza neste sábado (26/04) o “Dia D” de contra a gripe.
 
10:50
Rodoviários decidem por greve

DA REDAÇÃO - Paralisação do transporte coletivo de passageiros a partir da 0 hora da próxima segunda-feira (28/04).
 
10:43
Trânsito de veículos é alterado no Parque Ipanema

IPATINGA - Desde a última quarta-feira (23), a Prefeitura de Ipatinga realiza a interdição do trânsito na avenida Roberto Burle Marx, no Parque Ipanema.
 
10:14
Salário mínimo será R$ 779,79 em 2015. Valor é justo ou injusto?

IPATINGA – O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) encaminhando pelo governo ao Congresso, na semana passada, calcula o reajuste do salário mínimo em 2015 para R$ 779,79.
 
23/04/2014
21:50
Diretoria da APAE busca apoio para não fechar as portas

DA REDAÇÃO - Membros da diretoria da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ipatinga estiveram reunidos nessa quarta (23) com o presidente da Câmara Municipal, Ley do Trânsito, na busca de apoio para que a entidade não seja inviabilizada economicamente com a iminente licitação do sistema de estacionamento rotativo da cidade, mais conhecido como Faixa Azul.
 
21:46
Paraíso recebe mais três médicas cubanas

DA REDAÇÃO - O prefeito Antônio Afonso Duarte, Zizinho (PT) recebeu em seu gabinete, no final da tarde dessa terça (22), as três novas médicas cubanas que vieram trabalhar no município, através do Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.
 
21:41
Ley do Trânsito pede celeridade da PMI em obras das UBS’s

DA REDAÇÃO - Durante a reunião ordinária dessa terça (22), o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito, utilizou a tribuna para cobrar da prefeitura agilidade e celeridade na execução das obras de construção das seis unidades básicas de saúde que o Governo do Estado destinou para Ipatinga, através de convênio.
 
21:40
Ex-vereador Gegê do Doce morre aos 57 anos

DA REDAÇÃO - Faleceu na manhã dessa quarta-feira (23) o ex-vereador Geraldo Antônio de Sousa, o Gegê do Doce.
 
00:01
Hospital Márcio Cunha convoca doadores de sangue

DA REDAÇÃO - O setor de Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha necessita urgente de doadores para elevar seus estoques de sangue, sem restrições quanto à classificação sanguínea ou fator RH.
 
00:00
Ipatinga apresenta metas para alfabetização na idade certa

DA REDAÇÃO - Um grupo de quase 300 professores das séries iniciais do Ensino Fundamental estão diretamente envolvidos no pacto pela Alfabetização em Ipatinga.