PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 24C   Max: 29C
Ipatinga
Min: 24C   Max: 29C
Santana do Paraíso
Min: 25C   Max: 27C
Timóteo
Min: 23C   Max: 28C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
03/09/2013 - 00:00

Trabalhadores cobram na Justiça diferenças do FGTS


DA REDAÇÃO - Até 1967, todo trabalhador que completasse dez anos de trabalho na mesma empresa tinha direito à estabilidade naquele emprego. Para acabar com esse benefício foi criado o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O argumento de quem defendia esse Fundo era de que ele formaria uma reserva. Essa espécie de poupança serviria para auxiliar o empregado nos casos de desemprego, aposentadoria, invalidez ou até mesmo na compra de imóvel.
O FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador e é depositado mensalmente pela empresa em uma conta vinculada do empregado. O montante seria acrescido de juros. Além disso, para não perder valor devido à inflação, foram criados vários mecanismos para corrigi-lo. Um desses instrumentos foi a Taxa Referencial (TR) criada em 1991, pelo então presidente Collor.
No entanto, o valor da TR vem caindo desde a sua criação chegando a 0 (zero), em 2013.  Com isso, os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS vêm sendo corrigidos abaixo da inflação, causando prejuízos ao trabalhador.  
Para recuperar esses prejuízos, alguns sindicatos, como o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), entram na justiça contra a Caixa. O advogado Sérgio Andrade, do escritório que presta assessoria jurídica ao SECI e outros sindicatos profissionais da região (Metasita, Sind-UTE, Sintserpi, Sinttrocel, Seethur), explica como funciona esse processo.

Quem tem direito a essa diferença do FGTS?
Sérgio Andrade – Todos os trabalhadores que têm ou tiveram depósitos na conta vinculada do FGTS no período de janeiro de 1999 até hoje. Mesmo aqueles que não trabalharam durante todo esse período ou que já tenham feito o saque em seu Fundo. Mas esse processo vai ser mais compensador apenas para aqueles têm ou tiveram um saldo expressivo na conta vinculada do FGTS.  

Qual é o valor da correção?
Sérgio Andrade – Serão cobradas todas as diferenças entre a Taxa Referencial (TR) e o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC), podendo chegar a uma diferença de 88,3% do valor depositado na conta vinculada do FGTS.

Quais documentos necessários para iniciar o processo?
Sérgio Andrade – CTPS, CPF, Identidade, PIS, comprovante de endereço e extrato analítico do FGTS.

Quanto tempo, em média, pode demorar a decisão?
Sérgio Andrade – Por se tratar de processo movido em face da Caixa Econômica Federal é algo demorado. O tempo médio para conseguir uma decisão final é de seis anos (tanto para mais quanto para menos).


Mais noticias do caderno Cidades
20/12/2014
22:20
Ipatinga reforça monitoramento das chuvas com novos pluviômetros

DA REDAÇÃO - Funcionários de uma empresa especializada concluíram nesta quinta-feira (18/12) a instalação de cinco pluviômetros automáticos, em regiões estratégicas de Ipatinga, para monitoramento da quantidade de chuvas.
 
22:18
Excelência em fitness

IPATINGA - O número de academias de ginástica mais do que triplicou nos últimos seis anos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Academias (Acad).
 
22:14
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEVEM COMEÇAR CEDO E EM CASA

Vovó já dizia e mamãe repetia: guardar hoje para ter amanhã; É muito difícil ganhar dinheiro, mas gastar é muito fácil, segundo os comezinhos princípios da economia.
 
15:19
Wilton Rodrigues estreia coluna no JVA

Pioneiro do jornalismo regional, com 27 anos de experiência na direção dos principais jornais da região, Wilton Rodrigues de Oliveira estreia nova coluna na edição deste domingo (21) do JORNAL VALE DO AÇO.
 
14:55
Lafaiete Pereira da Silva é reeleito presidente da Câmara Municipal de Açucena

DA REDAÇÃO – A eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Açucena, com vistas ao biênio 2015/2016, foi realizada neste sábado (20).
 
14:46
Canídia é reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Fabriciano

FABRICIANO – Em 2015, Vanderlei Cupertino Fialho, o Canídia (PT), presidirá a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF) pela terceira vez.
 
14:41
Celular com R$ 300 de crédito será única regalia extra da nova mesa diretora do Legislativo de Ipatinga

IPATINGA – Em seu quarto mandato na Câmara Municipal, o vereador Sebastião Ferreira Guedes (PT) será presidente do Legislativo de Ipatinga pela primeira vez.
 
09:06
Usisaúde é eleita a 3ª melhor operadora de planos em Minas

IPATINGA - A Usisaúde, operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), referenda sua posição de destaque na assistência médico-hospitalar e odontológica de alta qualidade, ao conquistar mais um importante reconhecimento junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
08:41
Cartão de Todos faz novos planos para 2015

FABRICIANO - O auditório João Paulo II, no Unileste, foi palco do 13º Congresso Cartão de Todos, nessa sexta-feira (19).
 
19/12/2014
18:34
Usiminas e Sindipa vão se reunir na segunda para tentar negociar acordo

IPATINGA – A Usiminas informa que solicitou nesta sexta-feira (19) uma nova reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa) para dar prosseguimento às negociações do Acordo Coletivo 2014/2015.