PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 21C   Max: 32C
Ipatinga
Min: 21C   Max: 32C
Santana do Paraíso
Min: 21C   Max: 31C
Timóteo
Min: 21C   Max: 31C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
03/09/2013 - 00:00

Trabalhadores cobram na Justiça diferenças do FGTS


DA REDAÇÃO - Até 1967, todo trabalhador que completasse dez anos de trabalho na mesma empresa tinha direito à estabilidade naquele emprego. Para acabar com esse benefício foi criado o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O argumento de quem defendia esse Fundo era de que ele formaria uma reserva. Essa espécie de poupança serviria para auxiliar o empregado nos casos de desemprego, aposentadoria, invalidez ou até mesmo na compra de imóvel.
O FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador e é depositado mensalmente pela empresa em uma conta vinculada do empregado. O montante seria acrescido de juros. Além disso, para não perder valor devido à inflação, foram criados vários mecanismos para corrigi-lo. Um desses instrumentos foi a Taxa Referencial (TR) criada em 1991, pelo então presidente Collor.
No entanto, o valor da TR vem caindo desde a sua criação chegando a 0 (zero), em 2013.  Com isso, os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS vêm sendo corrigidos abaixo da inflação, causando prejuízos ao trabalhador.  
Para recuperar esses prejuízos, alguns sindicatos, como o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), entram na justiça contra a Caixa. O advogado Sérgio Andrade, do escritório que presta assessoria jurídica ao SECI e outros sindicatos profissionais da região (Metasita, Sind-UTE, Sintserpi, Sinttrocel, Seethur), explica como funciona esse processo.

Quem tem direito a essa diferença do FGTS?
Sérgio Andrade – Todos os trabalhadores que têm ou tiveram depósitos na conta vinculada do FGTS no período de janeiro de 1999 até hoje. Mesmo aqueles que não trabalharam durante todo esse período ou que já tenham feito o saque em seu Fundo. Mas esse processo vai ser mais compensador apenas para aqueles têm ou tiveram um saldo expressivo na conta vinculada do FGTS.  

Qual é o valor da correção?
Sérgio Andrade – Serão cobradas todas as diferenças entre a Taxa Referencial (TR) e o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC), podendo chegar a uma diferença de 88,3% do valor depositado na conta vinculada do FGTS.

Quais documentos necessários para iniciar o processo?
Sérgio Andrade – CTPS, CPF, Identidade, PIS, comprovante de endereço e extrato analítico do FGTS.

Quanto tempo, em média, pode demorar a decisão?
Sérgio Andrade – Por se tratar de processo movido em face da Caixa Econômica Federal é algo demorado. O tempo médio para conseguir uma decisão final é de seis anos (tanto para mais quanto para menos).


Mais noticias do caderno Cidades
30/10/2014
10:39
Fabriciano realiza intervenções no cemitério para Dia de Finados

 FABRICIANO – As secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de Obras Públicas da Prefeitura de Coronel Fabriciano já estão realizando intervenções no cemitério municipal para o Dia de Finados.
 
10:37
Estudo permitirá um aprofundamento técnico sobre as áreas de risco em Timóteo

TIMÓTEO - Na manhã desta quarta-feira (29), a equipe de geólogos, engenheiros e técnicos da Empresa Thalweg Consultoria e Projetos Geológicos, contratada pelo Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil Municipal, estiveram reunidos na Prefeitura de Timóteo.
 
10:34
Aperam abre as inscrições para Programa de Aprendiz de Ofício

TIMÓTEO - Nesta quinta-feira (30), Aperam South America abre as inscrições para o Programa Aprendiz de Ofício 2015, com 20 vagas para o curso de Operador de Processos Siderúrgicos e 20 vagas para o curso de Manutenção Mecânica Industrial.
 
10:29
Usiminas registra prejuízo de R$ 24 milhões no terceiro trimestre

DA REDAÇÃO - A queda do consumo de aços planos no Brasil – estimada em 5% no terceiro trimestre de 2014 (3T14) em relação ao trimestre anterior – e os efeitos cambiais causados pela desvalorização do dólar impactaram os resultados da Usiminas.
 
10:24
Ipatinga reduz focos da dengue e do chikungunya

IPATINGA - As ações de combate à dengue e ao mosquito transmissor da doença continuam surtindo efeito positivo em Ipatinga.
 
01:14
Comissões aprovam emendas ao Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo em Ipatinga

IPATINGA - Em reunião conjunta na tarde desta sexta-feira (24/10), as Comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e de Urbanismo deram parecer favorável a uma série de emendas ao projeto de lei que trata sobre o uso e ocupação do solo.
 
00:59
Emendas de vereador valorizam igrejas em Ipatinga

IPATINGA - O vereador Nilson Lucas – Nilsinho (PMDB) esclareceu nessa quarta-feira (29) as razões que o levaram a apresentar emendas ao Projeto de Lei de nº 83/2014, que trata do Uso e Ocupação do Solo em Ipatinga e é complementar ao Plano Diretor do município.
 
29/10/2014
17:09
Prova do Enem também exige preparo psicológico e emocional

IPATINGA – O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 chegou a 9,519 milhões, conforme dados do Ministério da Educação.
 
28/10/2014
22:53
Projeto envolve estudantes de Belo Oriente na defesa do meio ambiente

DA REDAÇÃO - A secretaria de Educação da prefeitura de Belo Oriente encerrou na manhã desta terça-feira (28) a primeira etapa do projeto “Cidadãos do Futuro”, direcionado aos alunos das 16 escolas da rede municipal.
 
22:51
Aluno do Unileste integra equipe de competição de engenharia automotiva nos Estados Unidos

DA REDAÇÃO - O estudante Maurício Pinheiro, aluno do Programa de Mobilidade Estudantil do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), é um dos mais novos integrantes do projeto EcoCAR, competição na área de Engenharia Automotiva que envolve 16 universidades da América do Norte, financiada pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE).