PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 15C   Max: 27C
Ipatinga
Min: 15C   Max: 28C
Santana do Paraíso
Min: 15C   Max: 26C
Timóteo
Min: 14C   Max: 27C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
03/09/2013 - 00:00

Trabalhadores cobram na Justiça diferenças do FGTS


DA REDAÇÃO - Até 1967, todo trabalhador que completasse dez anos de trabalho na mesma empresa tinha direito à estabilidade naquele emprego. Para acabar com esse benefício foi criado o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O argumento de quem defendia esse Fundo era de que ele formaria uma reserva. Essa espécie de poupança serviria para auxiliar o empregado nos casos de desemprego, aposentadoria, invalidez ou até mesmo na compra de imóvel.
O FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador e é depositado mensalmente pela empresa em uma conta vinculada do empregado. O montante seria acrescido de juros. Além disso, para não perder valor devido à inflação, foram criados vários mecanismos para corrigi-lo. Um desses instrumentos foi a Taxa Referencial (TR) criada em 1991, pelo então presidente Collor.
No entanto, o valor da TR vem caindo desde a sua criação chegando a 0 (zero), em 2013.  Com isso, os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS vêm sendo corrigidos abaixo da inflação, causando prejuízos ao trabalhador.  
Para recuperar esses prejuízos, alguns sindicatos, como o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), entram na justiça contra a Caixa. O advogado Sérgio Andrade, do escritório que presta assessoria jurídica ao SECI e outros sindicatos profissionais da região (Metasita, Sind-UTE, Sintserpi, Sinttrocel, Seethur), explica como funciona esse processo.

Quem tem direito a essa diferença do FGTS?
Sérgio Andrade – Todos os trabalhadores que têm ou tiveram depósitos na conta vinculada do FGTS no período de janeiro de 1999 até hoje. Mesmo aqueles que não trabalharam durante todo esse período ou que já tenham feito o saque em seu Fundo. Mas esse processo vai ser mais compensador apenas para aqueles têm ou tiveram um saldo expressivo na conta vinculada do FGTS.  

Qual é o valor da correção?
Sérgio Andrade – Serão cobradas todas as diferenças entre a Taxa Referencial (TR) e o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC), podendo chegar a uma diferença de 88,3% do valor depositado na conta vinculada do FGTS.

Quais documentos necessários para iniciar o processo?
Sérgio Andrade – CTPS, CPF, Identidade, PIS, comprovante de endereço e extrato analítico do FGTS.

Quanto tempo, em média, pode demorar a decisão?
Sérgio Andrade – Por se tratar de processo movido em face da Caixa Econômica Federal é algo demorado. O tempo médio para conseguir uma decisão final é de seis anos (tanto para mais quanto para menos).

 

Mais noticias do caderno Cidades
02/08/2014
00:00
Promotor vai apurar abandono do Restaurante Popular de Ipatinga

IPATINGA – O Ministério Público do Estado de Minas Gerais vai instaurar inquérito para apurar a situação de abandono do Restaurante Popular de Ipatinga, localizado no Novo Centro.
 
01/08/2014
00:57
Lei das Domésticas: penalidades começam a valer dia 7 de agosto

IPATINGA – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 72, batizada de “PEC das Domésticas”, gerou grande expectativa ente os profissionais do ramo.
 
30/07/2014
22:30
Licença ambiental definitiva da MG-760 fora da pauta do Copam

IPATINGA – Expectativa frustrada.
 
19:02
Festa Unificada da Educação em Timóteo neste fim de semana

TIMÓTEO - A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, realiza o 1° Festejando - Festa Unificada da Educação, envolvendo as escolas municipais e entidades conveniadas.
 
17:46
Canteiros são revitalizados em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Secretaria de Serviços Urbanos, está revitalizando vários canteiros centrais da cidade.
 
00:00
Dinheiro público desperdiçado diante dos olhos da população

IPATINGA – O que já parecia péssimo está ficando ainda pior.
 
29/07/2014
00:00
Ministério Público recomenda licitação para estacionamento rotativo

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou nessa segunda-feira (28), em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) 38/ 2014, que autoriza o Poder Executivo a delegar, mediante licitação, concessão onerosa para exploração de serviços de estacionamento rotativo em vias e logradouros públicos.
 
28/07/2014
21:00
Pimenta da Veiga defende união contra a criminalidade

DA REDAÇÃO - O descaso do governo federal em relação ao policiamento das fronteiras brasileiras, que vem permitindo a livre entrada, no país, de drogas e armas, está sendo denunciado pelo candidato a governador da coligação Todos por Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), durante a campanha eleitoral.
 
20:28
Câmara de Ipatinga aprova projeto que beneficia deficientes em programas de habitação

IPATINGA - Quinze projetos de lei foram aprovados na reunião ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (28).
 
27/07/2014
01:59
Famosos assinam camisa que será doada à Casa da Esperança

IPATINGA – Dezenas de famosos, entre eles jogadores de futebol, cantores e outros artistas assinaram uma camisa do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), que foi colocada em um quadro, que será doado à Casa da Esperança, um dos projetos do Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC), que funciona no bairro Vila Formosa.