PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 17C   Max: 32C
Ipatinga
Min: 17C   Max: 34C
Santana do Paraíso
Min: 17C   Max: 35C
Timóteo
Min: 17C   Max: 34C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
03/09/2013 - 00:00

Trabalhadores cobram na Justiça diferenças do FGTS


DA REDAÇÃO - Até 1967, todo trabalhador que completasse dez anos de trabalho na mesma empresa tinha direito à estabilidade naquele emprego. Para acabar com esse benefício foi criado o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O argumento de quem defendia esse Fundo era de que ele formaria uma reserva. Essa espécie de poupança serviria para auxiliar o empregado nos casos de desemprego, aposentadoria, invalidez ou até mesmo na compra de imóvel.
O FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador e é depositado mensalmente pela empresa em uma conta vinculada do empregado. O montante seria acrescido de juros. Além disso, para não perder valor devido à inflação, foram criados vários mecanismos para corrigi-lo. Um desses instrumentos foi a Taxa Referencial (TR) criada em 1991, pelo então presidente Collor.
No entanto, o valor da TR vem caindo desde a sua criação chegando a 0 (zero), em 2013.  Com isso, os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS vêm sendo corrigidos abaixo da inflação, causando prejuízos ao trabalhador.  
Para recuperar esses prejuízos, alguns sindicatos, como o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), entram na justiça contra a Caixa. O advogado Sérgio Andrade, do escritório que presta assessoria jurídica ao SECI e outros sindicatos profissionais da região (Metasita, Sind-UTE, Sintserpi, Sinttrocel, Seethur), explica como funciona esse processo.

Quem tem direito a essa diferença do FGTS?
Sérgio Andrade – Todos os trabalhadores que têm ou tiveram depósitos na conta vinculada do FGTS no período de janeiro de 1999 até hoje. Mesmo aqueles que não trabalharam durante todo esse período ou que já tenham feito o saque em seu Fundo. Mas esse processo vai ser mais compensador apenas para aqueles têm ou tiveram um saldo expressivo na conta vinculada do FGTS.  

Qual é o valor da correção?
Sérgio Andrade – Serão cobradas todas as diferenças entre a Taxa Referencial (TR) e o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC), podendo chegar a uma diferença de 88,3% do valor depositado na conta vinculada do FGTS.

Quais documentos necessários para iniciar o processo?
Sérgio Andrade – CTPS, CPF, Identidade, PIS, comprovante de endereço e extrato analítico do FGTS.

Quanto tempo, em média, pode demorar a decisão?
Sérgio Andrade – Por se tratar de processo movido em face da Caixa Econômica Federal é algo demorado. O tempo médio para conseguir uma decisão final é de seis anos (tanto para mais quanto para menos).

 

Mais noticias do caderno Cidades
20/09/2014
13:37
Pimenta da Veiga defende parceria que possa dinamizar o aeroporto da Usiminas

IPATINGA – Na visita que fez ao Vale do Aço neste sábado (20), o candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), falou sobre a intenção do seu eventual governo para com o Aeroporto da Usiminas, em Santana do Paraíso, onde ele desembarcou nesta manhã acompanhando do candidato à presidência da República, Aécio Neves, do candidato ao Senado, Antonio Anastasia (ex-governador) e do deputado federal Alexandre Silveira, 1º suplente de Anastasia.
 
13:22
Em Ipatinga, Aécio fala em implantar Universidade Federal no Vale do Aço

IPATINGA – Em visita ao Vale do Aço na manhã deste sábado (20), o candidato à presidência da República, Aécio Neves, o candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, e ao Senado, Antonio Anastasia, visitaram Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.
 
19/09/2014
22:15
Vale do Aço teve importância reconhecida no governo em Minas

DA REDAÇÃO - Reconhecida como uma das regiões que mais contribuem para a economia de Minas Gerais, o Vale do Aço se destaca pela sua importância no desenvolvimento do Estado e do País.
 
15:40
Em Antônio Dias, escavações de túneis vão se encontrar antes do Natal

ANTÔNIO DIAS – Cerca de 300 operários estão trabalhando em regime de três turnos na construção de dois túneis paralelos no Km 288 da BR-381, em Antônio Dias.
 
00:00
Aécio Neves concede entrevista ao JVA

.
 
18/09/2014
22:08
Prefeitura de Fabriciano anuncia novo concurso para Educação

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano publicou retificações aos editais dos concursos públicos da Administração e Saúde.
 
15:01
Ciclo Sesc movimenta Ipatinga

IPATINGA – Passeio ciclístico não-competitivo, o “Ciclo Sesc” é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
 
14:12
Funcionários dos Correios deflagram greve em Ipatinga

IPATINGA – Empregados dos Correios deflagraram greve por tempo indeterminado em Ipatinga, na manhã dessa quinta-feira (18).
 
00:00
Equipamentos do Olho Vivo são retirados de Ipatinga

IPATINGA – A Fundação Guimarães Rosa, com sede em Belo Horizonte, concluiu nessa quarta-feira (17) a última fase da retirada dos equipamentos do sistema Olho Vivo em Ipatinga.
 
17/09/2014
23:00
Promotoria de Justiça vai coibir abusos de escolas particulares

IPATINGA – Tendo em vista o início das matrículas para o ano letivo de 2015 e a proximidade da renovação de matrículas, a 7ª Promotoria de Justiça de Ipatinga está recomendado às escolas particulares de ensino básico dos municípios da Comarca de Ipatinga adequações quanto à cobrança e divulgação de lista de materiais escolares e venda de uniformes, tendo em vista o previsto na Lei Estadual 16.