PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 22C   Max: 31C
Ipatinga
Min: 22C   Max: 31C
Santana do Paraíso
Min: 22C   Max: 31C
Timóteo
Min: 21C   Max: 30C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
03/09/2013 - 00:00

Trabalhadores cobram na Justiça diferenças do FGTS


DA REDAÇÃO - Até 1967, todo trabalhador que completasse dez anos de trabalho na mesma empresa tinha direito à estabilidade naquele emprego. Para acabar com esse benefício foi criado o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O argumento de quem defendia esse Fundo era de que ele formaria uma reserva. Essa espécie de poupança serviria para auxiliar o empregado nos casos de desemprego, aposentadoria, invalidez ou até mesmo na compra de imóvel.
O FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador e é depositado mensalmente pela empresa em uma conta vinculada do empregado. O montante seria acrescido de juros. Além disso, para não perder valor devido à inflação, foram criados vários mecanismos para corrigi-lo. Um desses instrumentos foi a Taxa Referencial (TR) criada em 1991, pelo então presidente Collor.
No entanto, o valor da TR vem caindo desde a sua criação chegando a 0 (zero), em 2013.  Com isso, os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS vêm sendo corrigidos abaixo da inflação, causando prejuízos ao trabalhador.  
Para recuperar esses prejuízos, alguns sindicatos, como o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), entram na justiça contra a Caixa. O advogado Sérgio Andrade, do escritório que presta assessoria jurídica ao SECI e outros sindicatos profissionais da região (Metasita, Sind-UTE, Sintserpi, Sinttrocel, Seethur), explica como funciona esse processo.

Quem tem direito a essa diferença do FGTS?
Sérgio Andrade – Todos os trabalhadores que têm ou tiveram depósitos na conta vinculada do FGTS no período de janeiro de 1999 até hoje. Mesmo aqueles que não trabalharam durante todo esse período ou que já tenham feito o saque em seu Fundo. Mas esse processo vai ser mais compensador apenas para aqueles têm ou tiveram um saldo expressivo na conta vinculada do FGTS.  

Qual é o valor da correção?
Sérgio Andrade – Serão cobradas todas as diferenças entre a Taxa Referencial (TR) e o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC), podendo chegar a uma diferença de 88,3% do valor depositado na conta vinculada do FGTS.

Quais documentos necessários para iniciar o processo?
Sérgio Andrade – CTPS, CPF, Identidade, PIS, comprovante de endereço e extrato analítico do FGTS.

Quanto tempo, em média, pode demorar a decisão?
Sérgio Andrade – Por se tratar de processo movido em face da Caixa Econômica Federal é algo demorado. O tempo médio para conseguir uma decisão final é de seis anos (tanto para mais quanto para menos).


Mais noticias do caderno Cidades
24/01/2015
10:13
Com maior arrecadação, FIA amplia atendimento em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou, nesta sexta-feira (23), o resultado da campanha de doações ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).
 
10:04
Tragédia da Apae: Justiça marca audiência de julgamento

IPATINGA – Após quatro anos de expectativa, a justiça enfim julgará o primeiro processo movido por uma das famílias que perderam parentes no trágico acidente que envolveu um ônibus que transportava alunos e funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ipatinga.
 
23/01/2015
08:13
Minas pode sofrer racionamento de água

DA REDAÇÃO – Em coletiva concedida à imprensa na tarde dessa quinta-feira (22) em Belo Horizonte, a presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna disse não descartar a possibilidade de racionamento e implementação de mecanismos tarifários para inibir o consumo abusivo da água em Minas Gerais.
 
08:05
Reviravolta garante mais dinheiro à LDI e à Liespe

IPATINGA – A verba pública a ser repassada para entidades sem fins lucrativos do município, por meio de convênio, será maior que a prevista anteriormente.
 
22/01/2015
22:30
Sol, calor e seca

IPATINGA – A esperança de chuva para o Vale do Aço está ficando cada vez mais distante.
 
09:24
Emendas são rejeitadas e oposição não poupa críticas ao governo em Ipatinga

IPATINGA – Na segunda reunião do ano, o plenário da Câmara de Vereadores aprovou, na tarde dessa quarta-feira (21), em segunda votação, a Lei Orçamentária Anual (LOA) – Projeto de Lei 104/2014 – que estima a receita e fixa a despesa do orçamento do município para 2015.
 
21/01/2015
13:35
Lei Orçamentária é aprovada e atenua sufoco do município de Ipatinga

IPATINGA – Na primeira sessão legislativa do ano, na tarde dessa terça-feira (20), o plenário da Câmara Municipal de Ipatinga aprovou o tão aguardado Projeto de Lei 104/2014, relativo à Lei Orçamentária Anual (LOA).
 
20/01/2015
20:57
Empregados da Usiminas Mecânica aprovam proposta da empresa

IPATINGA – Quase mil empregados da Usiminas Mecânica, que possui aproximadamente 1,3 mil funcionários, participaram de assembleia nessa terça-feira (20) para apreciarem a proposta da empresa referente à Campanha Salarial 2014/2015.
 
19/01/2015
21:09
Vale do Aço ainda pode ter um deputado federal na legislatura 2015-2018

DA REDAÇÃO – O vereador Roberto Carlos Muniz (PTdoB), de Ipatinga, foi diplomado no início da noite desta segunda-feira (19), como 2º suplente de deputado federal pela Coligação Mais Minas (PTdoB/ PRP/ PHS).
 
20:24
Vereadores preparados para nova eleição da Mesa Diretora de Ipaba

IPABA - O vereador Ebinho Pascoal (DEM) disse nesta segunda-feira (19) que a Mesa Diretora da Câmara de Ipaba, eleita no dia 23 de dezembro de 2014 e empossada no dia 1º de janeiro deste ano, vai se manter “unida e preparada” para uma nova disputa, após liminar concedida pelo juiz Fábio Torres de Souza determinando a realização de uma nova eleição na casa legislativa.