PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 22C   Max: 34C
Ipatinga
Min: 21C   Max: 34C
Santana do Paraíso
Min: 20C   Max: 33C
Timóteo
Min: 21C   Max: 33C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
05/06/2013 - 00:30

Licitação da BR-381:caravanas sairão da região e BH


FOTO: LAIRTO MARTINS

Para Alexandre Silveira, não há mais qualquer justificativa para adiar a obra
IPATINGA - O “Movimento Marcha pela Vida - A Hora é Agora”, liderado pelo secretário de Estado de Gestão Metropolitana, deputado federal Alexandre Silveira, confirmou nesta terça-feira (04) que em apenas uma semana já aconteceram mais de 20 mil acessos na internet e foram registradas mais de 400 inscrições para as caravanas que se dirigirão a Brasília a fim de acompanhar de perto o processo de abertura dos envelopes da licitação para duplicar a BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
A abertura dos envelopes com propostas para a duplicação de 11 dos 13 trechos da estrada entre a capital e o Vale do Rio Doce está prevista para os próximos dias 13 (quinta-feira), 14 (sexta-feira) e 17 (segunda-feira). O evento que já foi adiado várias vezes pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, vai acontecer na sede do órgão em Brasília.  Com projeto executivo concluído, a própria presidenta Dilma Rousseff já anunciou que a União dispõe de recursos para a obra, previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tendo sido incluída no orçamento do Ministério dos Transportes.
A caravana preparada por Silveira prevê cinco ônibus saindo de Belo Horizonte, além de outros com partida de Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Além disso, várias outras pessoas irão até a capital do país acompanhar o evento com meios próprios.
 As inscrições e acessos dos interessados podem ser feitas pelo site http://marchapelavida.com.br ou pelo e-mail contato@marchapelavida.com.br. Ainda, está disponível o telefone 3821.0441.
O secretário de Estado de Gestão Metropolitana afirmou também nesta terça-feira que estará com a direção do DNIT em Brasília, nos próximos dias, para pedir que o evento aconteça no auditório do órgão, “já que esperamos um grande público que clama pela duplicação e que deve acompanhar a sessão. A duplicação não tem cara e nem coloração partidária. Por isso apoiamos também movimento da FIEMG, o Nova 381. É hora de reivindicar nossos direitos”, salienta.

Importância econômica
Alexandre Silveira voltou a ressaltar o quanto essa obra é importante para o desenvolvimento econômico do Vale do Aço, “significando geração de mais emprego e renda”. Ele citou “a possibilidade de manufaturar a celulose da Cenibra, trazer indústrias automobilísticas para manufaturar o aço da Usiminas, além de indústrias que possam usar o aço inox fabricado aqui”. Para ele, é importante que todos os prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, clubes de serviço e a sociedade em geral da região se unam neste momento “e manifestem de alguma forma a sua indignação a qualquer nova postergação dessa licitação”. Desde janeiro, o processo já foi adiado pelo menos três vezes e, realizada a licitação neste mês, a obra pode começar no segundo semestre.


Pavimentação da MG-760 depende de licença ambiental


Outra opção de tráfego no Vale do Aço está para ser criada entre Timóteo a São José do Goiabal. Está prevista para o início de julho a visita do Governador Antonio Anastásia à região para assinar a ordem de serviço para a pavimentação dos 56,8 quilômetros da MG-760 que vai do distrito de Cava Grande, em Marliéria, até o entroncamento da BR-262 próximo a Rio Casca, passando pelo distrito de Baixa Verde e por São José do Goiabal. A obra está inclusa no Programa do Governo do Estado “Caminhos de Minas”.
A empresa Tamasa Engenharia S.A., de Belo Horizonte, foi a ganhadora da licitação para executar o serviço, orçado em R$ 120 milhões.
O secretário Alexandre Silveira explica que falta a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama. Ainda em junho, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, estará em Brasília visando antecipar a liberação da licença para este mês. Ela é necessária, já que a pavimentação passa ao lado do Parque Estadual do Rio Doce (PERD).
“Dada a ordem de serviço, a pavimentação começa logo no segundo semestre. Já o contorno de Timóteo está em fase de projeto para execução a médio prazo”, conclui Silveira.


Mais noticias do caderno Cidades
25/10/2014
22:00
Você acredita nas pesquisas eleitorais?

IPATINGA – Após o primeiro turno das eleições 2014, a desconfiança quanto aos resultados de pesquisas eleitorais feitas por institutos tradicionais do país volta à cena com destaque.
 
18:39
Silveira faz grande carreata em Ipatinga em apoio a Aécio Neves

IPATINGA – O deputado federal Alexandre Silveira (PSD), primeiro suplente do senador eleito Antonio Anastasia (PSDB), optou por encerrar no Vale do Aço – berço de sua trajetória política – a campanha do presidenciável Aécio Neves.
 
03:27
Interdição da Ponte Velha completa dois anos

[imagem 29018] FABRICIANO - No próximo dia 8, a ponte que liga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, conhecida como Ponte Velha, completa dois anos de interdição.
 
24/10/2014
22:49
Superpopulação de cães nas ruas agrava surto de leishmaniose visceral em Ipatinga

IPATINGA – A leishmaniose visceral é motivo de preocupação em Ipatinga.
 
20:46
Termina na terça prazo para inscrições de concurso público da Saúde, em Fabriciano

FABRICIANO – Na próxima terça-feira (28), termina o prazo das inscrições para o concurso público da área da Saúde.
 
20:41
Comerciários de Ipatinga terão reajuste de 6,7%

IPATINGA – Os comerciários de Ipatinga terão reajuste salarial de 6,75% na data-base de 1º de outubro.
 
02:51
Unileste realiza mais uma edição do Cinema Jurídico

O curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza, nesta sexta-feira (24), mais uma edição do Cinema Jurídico.
 
02:49
Prefeitura de Fabriciano envia Orçamento 2015 para Câmara

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano enviou à Câmara Municipal, neste mês, projeto de Lei que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2015.
 
02:48
Unileste oferece capacitação para municípios da RMVA

FABRICIANO - O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), oferece nesta sexta-feira (24), das 8h30 às 12h, no bloco F, um curso de capacitação em Sistema de Informação Cartográfica (SIG) para gestores das quatro prefeituras da região Metropolitana do Vale do Aço: Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.
 
02:47
Instituto Cenibra promove concurso de frases e fotos para estudantes de Belo Oriente

DA REDAÇÃO - O Instituto Cenibra iniciou uma série de ações para envolver a comunidade com o Parque Multifuncional de Belo Oriente.