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Cidades
05/06/2013 - 00:30

Licitação da BR-381:caravanas sairão da região e BH


FOTO: LAIRTO MARTINS

Para Alexandre Silveira, não há mais qualquer justificativa para adiar a obra
IPATINGA - O “Movimento Marcha pela Vida - A Hora é Agora”, liderado pelo secretário de Estado de Gestão Metropolitana, deputado federal Alexandre Silveira, confirmou nesta terça-feira (04) que em apenas uma semana já aconteceram mais de 20 mil acessos na internet e foram registradas mais de 400 inscrições para as caravanas que se dirigirão a Brasília a fim de acompanhar de perto o processo de abertura dos envelopes da licitação para duplicar a BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
A abertura dos envelopes com propostas para a duplicação de 11 dos 13 trechos da estrada entre a capital e o Vale do Rio Doce está prevista para os próximos dias 13 (quinta-feira), 14 (sexta-feira) e 17 (segunda-feira). O evento que já foi adiado várias vezes pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, vai acontecer na sede do órgão em Brasília.  Com projeto executivo concluído, a própria presidenta Dilma Rousseff já anunciou que a União dispõe de recursos para a obra, previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tendo sido incluída no orçamento do Ministério dos Transportes.
A caravana preparada por Silveira prevê cinco ônibus saindo de Belo Horizonte, além de outros com partida de Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Além disso, várias outras pessoas irão até a capital do país acompanhar o evento com meios próprios.
 As inscrições e acessos dos interessados podem ser feitas pelo site http://marchapelavida.com.br ou pelo e-mail contato@marchapelavida.com.br. Ainda, está disponível o telefone 3821.0441.
O secretário de Estado de Gestão Metropolitana afirmou também nesta terça-feira que estará com a direção do DNIT em Brasília, nos próximos dias, para pedir que o evento aconteça no auditório do órgão, “já que esperamos um grande público que clama pela duplicação e que deve acompanhar a sessão. A duplicação não tem cara e nem coloração partidária. Por isso apoiamos também movimento da FIEMG, o Nova 381. É hora de reivindicar nossos direitos”, salienta.

Importância econômica
Alexandre Silveira voltou a ressaltar o quanto essa obra é importante para o desenvolvimento econômico do Vale do Aço, “significando geração de mais emprego e renda”. Ele citou “a possibilidade de manufaturar a celulose da Cenibra, trazer indústrias automobilísticas para manufaturar o aço da Usiminas, além de indústrias que possam usar o aço inox fabricado aqui”. Para ele, é importante que todos os prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, clubes de serviço e a sociedade em geral da região se unam neste momento “e manifestem de alguma forma a sua indignação a qualquer nova postergação dessa licitação”. Desde janeiro, o processo já foi adiado pelo menos três vezes e, realizada a licitação neste mês, a obra pode começar no segundo semestre.


Pavimentação da MG-760 depende de licença ambiental


Outra opção de tráfego no Vale do Aço está para ser criada entre Timóteo a São José do Goiabal. Está prevista para o início de julho a visita do Governador Antonio Anastásia à região para assinar a ordem de serviço para a pavimentação dos 56,8 quilômetros da MG-760 que vai do distrito de Cava Grande, em Marliéria, até o entroncamento da BR-262 próximo a Rio Casca, passando pelo distrito de Baixa Verde e por São José do Goiabal. A obra está inclusa no Programa do Governo do Estado “Caminhos de Minas”.
A empresa Tamasa Engenharia S.A., de Belo Horizonte, foi a ganhadora da licitação para executar o serviço, orçado em R$ 120 milhões.
O secretário Alexandre Silveira explica que falta a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama. Ainda em junho, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, estará em Brasília visando antecipar a liberação da licença para este mês. Ela é necessária, já que a pavimentação passa ao lado do Parque Estadual do Rio Doce (PERD).
“Dada a ordem de serviço, a pavimentação começa logo no segundo semestre. Já o contorno de Timóteo está em fase de projeto para execução a médio prazo”, conclui Silveira.

 

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