PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 27C   Max: 29C
Ipatinga
Min: 27C   Max: 29C
Santana do Paraíso
Min: 26C   Max: 29C
Timóteo
Min: 26C   Max: 28C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
05/06/2013 - 00:30

Licitação da BR-381:caravanas sairão da região e BH


FOTO: LAIRTO MARTINS

Para Alexandre Silveira, não há mais qualquer justificativa para adiar a obra
IPATINGA - O “Movimento Marcha pela Vida - A Hora é Agora”, liderado pelo secretário de Estado de Gestão Metropolitana, deputado federal Alexandre Silveira, confirmou nesta terça-feira (04) que em apenas uma semana já aconteceram mais de 20 mil acessos na internet e foram registradas mais de 400 inscrições para as caravanas que se dirigirão a Brasília a fim de acompanhar de perto o processo de abertura dos envelopes da licitação para duplicar a BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
A abertura dos envelopes com propostas para a duplicação de 11 dos 13 trechos da estrada entre a capital e o Vale do Rio Doce está prevista para os próximos dias 13 (quinta-feira), 14 (sexta-feira) e 17 (segunda-feira). O evento que já foi adiado várias vezes pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, vai acontecer na sede do órgão em Brasília.  Com projeto executivo concluído, a própria presidenta Dilma Rousseff já anunciou que a União dispõe de recursos para a obra, previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tendo sido incluída no orçamento do Ministério dos Transportes.
A caravana preparada por Silveira prevê cinco ônibus saindo de Belo Horizonte, além de outros com partida de Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Além disso, várias outras pessoas irão até a capital do país acompanhar o evento com meios próprios.
 As inscrições e acessos dos interessados podem ser feitas pelo site http://marchapelavida.com.br ou pelo e-mail contato@marchapelavida.com.br. Ainda, está disponível o telefone 3821.0441.
O secretário de Estado de Gestão Metropolitana afirmou também nesta terça-feira que estará com a direção do DNIT em Brasília, nos próximos dias, para pedir que o evento aconteça no auditório do órgão, “já que esperamos um grande público que clama pela duplicação e que deve acompanhar a sessão. A duplicação não tem cara e nem coloração partidária. Por isso apoiamos também movimento da FIEMG, o Nova 381. É hora de reivindicar nossos direitos”, salienta.

Importância econômica
Alexandre Silveira voltou a ressaltar o quanto essa obra é importante para o desenvolvimento econômico do Vale do Aço, “significando geração de mais emprego e renda”. Ele citou “a possibilidade de manufaturar a celulose da Cenibra, trazer indústrias automobilísticas para manufaturar o aço da Usiminas, além de indústrias que possam usar o aço inox fabricado aqui”. Para ele, é importante que todos os prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, clubes de serviço e a sociedade em geral da região se unam neste momento “e manifestem de alguma forma a sua indignação a qualquer nova postergação dessa licitação”. Desde janeiro, o processo já foi adiado pelo menos três vezes e, realizada a licitação neste mês, a obra pode começar no segundo semestre.


Pavimentação da MG-760 depende de licença ambiental


Outra opção de tráfego no Vale do Aço está para ser criada entre Timóteo a São José do Goiabal. Está prevista para o início de julho a visita do Governador Antonio Anastásia à região para assinar a ordem de serviço para a pavimentação dos 56,8 quilômetros da MG-760 que vai do distrito de Cava Grande, em Marliéria, até o entroncamento da BR-262 próximo a Rio Casca, passando pelo distrito de Baixa Verde e por São José do Goiabal. A obra está inclusa no Programa do Governo do Estado “Caminhos de Minas”.
A empresa Tamasa Engenharia S.A., de Belo Horizonte, foi a ganhadora da licitação para executar o serviço, orçado em R$ 120 milhões.
O secretário Alexandre Silveira explica que falta a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama. Ainda em junho, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, estará em Brasília visando antecipar a liberação da licença para este mês. Ela é necessária, já que a pavimentação passa ao lado do Parque Estadual do Rio Doce (PERD).
“Dada a ordem de serviço, a pavimentação começa logo no segundo semestre. Já o contorno de Timóteo está em fase de projeto para execução a médio prazo”, conclui Silveira.


Mais noticias do caderno Cidades
26/11/2014
00:24
Americanas vai inaugurar nova loja em Ipatinga nesta sexta

IPATINGA – Será inaugurada às 8h desta sexta-feira (28) a segunda loja da Americanas em Ipatinga.
 
00:20
Imbróglio envolvendo seguro de vida segue sem definição

IPATINGA – Centenas de aposentados da Usiminas ainda aguardam o desfecho sobre uma possível alteração na apólice do Seguro Bradesco Vida e Previdência.
 
25/11/2014
23:55
FSFX e Usisaúde inauguram o Usifamília, que atenderá 15 mil usuários

IPATINGA - Andar em dia com a saúde é uma atitude importante para a longevidade e a promoção da qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, um grande desafio para o sistema de saúde suplementar.
 
23:51
Cemig realiza obras na rede elétrica de Timóteo

DA REDAÇÃO - A Cemig informa que no próximo sábado (29), realizará uma obra de reforma e reforço de rede, compreendendo a instalação de um transformador e a troca de 500 metros de rede de baixa tensão convencional para cabos isoladas na Rede de Distribuição Urbana (RDU) em Timóteo.
 
23:50
Projeto de lei impõe regras rígidas para feiras itinerantes

 FABRICIANO - A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano aprovou em sua última reunião, terça-feira (25), requerimento nº 284/2014, dando início à discussão sobre o Projeto de Lei nº 2.
 
23:35
Risco de multa não impede obstrução de calçadas

 TIMÓTEO - Calçadas obstruídas são comuns em qualquer cidade do Vale do Aço.
 
08:32
Servidoras públicas de Timóteo se especializam em Administração

TIMÓTEO - Neste mês de novembro, quatro servidoras públicas terminaram o curso de pós-graduação em Administração Pública.
 
08:28
Nova Esperança ganha obras de R$ 6,41 milhões

IPATINGA -  A Prefeitura de Ipatinga concluiu o processo licitatório e anunciou que nesta semana assinará a ordem de serviços para uma série de intervenções de infraestrutura no bairro Nova Esperança.
 
08:24
Santana do Paraíso receberá ICMS Turístico

DA REDAÇÃO - Santana do Paraíso está entre os 198 municípios que irão receber, a partir de janeiro, parcelas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na categoria Turismo.
 
24/11/2014
23:45
Fabriciano divulga gabarito provisório do Concurso Público da Saúde

FABRICIANO – O Instituto Mineiro de Administração Municipal (Imam) divulgou, nesta segunda-feira (24), o gabarito provisório da prova de múltipla escolha do Concurso Público da área de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano.